O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta quinta-feira (15), do velório de José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, em Montevidéu. Lula, que estava em uma viagem oficial à China, chegou a Brasília na madrugada e seguiu para a capital uruguaia ainda na manhã do mesmo dia.
Trajetória de Pepe Mujica
Ao receber a notícia da morte de Mujica na China, Lula destacou a importância da trajetória do amigo. Em uma declaração, ele ressaltou: “Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”.
Luto oficial
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias em homenagem ao ex-presidente uruguaio. Mujica, um ex-guerrilheiro e ícone da esquerda latino-americana, faleceu na terça-feira (13), aos 89 anos, após um diagnóstico de câncer de esôfago. O velório teve início na quarta-feira (14), no Palácio Legislativo, e o funeral ocorreu na tarde desta quinta.
Último encontro
Recentemente, Lula se encontrou com Mujica no final do ano passado, na chácara onde o ex-presidente vivia nos arredores de Montevidéu. Durante essa visita, Lula condecorou Mujica com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros.
Retorno a Brasília
Após o funeral, Lula planeja retornar a Brasília ainda nesta quinta-feira.