Um consórcio formado por duas empresas de São Paulo venceu a licitação e será responsável pela execução das obras de implantação do Corredor Metropolitano Sul, que criará vias expressas de ônibus entre Vila Velha e Cariacica.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o consórcio das empresas Paulitec e DP Barros terá 24 meses para executar o projeto básico, executivo e as obras de implantação da via, que promete melhorar a mobilidade urbana nas duas cidades da Grande Vitória.
Detalhes do projeto
O projeto do Expresso GV prevê uma extensão de 6,5 km. Com um investimento de R$ 318 milhões e financiamento pelo BNDES, o edital para as obras foi anunciado em janeiro. O plano inclui a criação de dois novos viadutos, 12 plataformas de ônibus e uma ciclovia que liga a Terceira Ponte com Cariacica, pela Avenida Carlos Lindenberg.
Expectativas de impacto
Segundo a Semobi, a expectativa é que o corredor torne o deslocamento mais ágil, confortável e seguro, com impacto direto na redução do tempo de viagem e na fluidez do trânsito.
O projeto inclui também a implantação de uma ciclovia, promovendo a integração entre diferentes modais de transporte e incentivando o uso de meios sustentáveis de deslocamento.