A tecnologia de reconhecimento facial voltou a mostrar resultados positivos na segurança pública de Vitória. Na tarde da última terça-feira (28), um homem condenado por roubo majorado e ameaça foi preso dentro de um ônibus após ser identificado pelo sistema operado pelo Núcleo de Intervenção Rápida (NIR), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Assim que o alerta foi emitido, equipes da Guarda Civil Municipal de Vitória conseguiram interceptar o coletivo na Avenida Paulino Muller, no bairro Jucutuquara. Durante a abordagem, a identidade do passageiro foi confirmada.
“Trata-se de um indivíduo de 45 anos, com mandado de prisão em aberto desde junho. Ele foi condenado pelo crime de roubo majorado e por ameaça pela 3ª Vara Criminal de Vitória”, informou o guarda municipal Roriz.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária (DPJ) de Vitória para os procedimentos legais.
Desde o início da parceria entre o NIR e a Guarda Municipal, em julho deste ano, já foram cumpridos 20 mandados de prisão na capital capixaba. O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, destacou o papel da tecnologia e da integração entre as forças de segurança.
“A união entre as forças municipais e estaduais é essencial para fortalecer o combate à criminalidade. O uso do reconhecimento facial e a atuação coordenada das equipes em campo demonstram que a tecnologia e a integração são grandes aliadas da segurança pública”, afirmou Boni.
A Guarda Municipal reforçou ainda o compromisso de continuar utilizando recursos tecnológicos para garantir mais segurança e tranquilidade à população de Vitória.


