A Guarda Civil Municipal de Vitória deteve um homem de 44 anos suspeito de furtar fios na madrugada desta terça-feira (09), na Avenida Nossa Senhora da Penha, no bairro Santa Luiza, trecho conhecido como Reta da Penha. Segundo a corporação, o suspeito foi flagrado por câmeras da Central de Monitoramento enquanto escalava um poste e arrancava fios do sistema semafórico.
Guarda Civil em ação
As equipes de patrulhamento foram imediatamente acionadas, e o homem foi localizado em poucos minutos. Com ele, os agentes encontraram uma faca pequena, possivelmente usada para cortar os fios. Veja o vídeo.
Ação rápida
“O monitoramento passou às características do suspeito para as equipes em patrulhamento e conseguimos realizar a abordagem em flagrante”, afirmou o inspetor Gonçalves.
O detido já possuía passagens criminais por furto, roubo e lesão corporal. Ele foi encaminhado para a Delegacia Regional de Vitória, onde foi apresentado ao delegado de plantão. Imagens da abordagem foram divulgadas pela Guarda.
Queda nos furtos de fios em Vitória
A Guarda Municipal de Vitória destaca que o município tem registrado avanços no combate a esse tipo de crime. De janeiro a agosto de 2025, houve uma redução de 46% nas ocorrências de furto de fios, comparado ao mesmo período do ano anterior — caindo de 482 casos em 2024 para 260 em 2025.
Esse resultado é atribuído ao patrulhamento preventivo, ao uso de informações da Gerência de Inteligência e ao monitoramento por vídeo. Atualmente, Vitória conta com 1.156 câmeras de vigilância integradas à Central de Monitoramento.
Em 2024, 42 pessoas foram detidas por furto de fios. Em 2025, até agora, já são 26 presos por esse tipo de crime.
Além das abordagens em flagrante, a Guarda atua em parceria com a Polícia Civil e secretarias municipais para fiscalizar estabelecimentos que compram materiais recicláveis. A meta é combater a receptação e impedir o funcionamento de locais irregulares.
Medidas para prevenir novos furtos
Outra estratégia adotada é a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio, que têm menor valor de revenda e são mais resistentes. Além disso, a instalação subterrânea desses cabos tem sido adotada para dificultar a ação de criminosos.
O secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, destaca a importância de combater esse tipo de crime.
“O furto de fios causa prejuízos à população, impacta serviços essenciais e compromete a qualidade de vida da cidade. Por isso, combater esse delito é prioridade: preserva o patrimônio público, evita transtornos e fortalece a sensação de segurança”, afirmou.
A Guarda reforça o alerta à população: qualquer movimentação suspeita deve ser denunciada pelo número 190, permitindo uma resposta rápida das equipes de segurança.