ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Vídeo: Guarda de Vitória detém homem após sogra acionar Botão do Pânico no bairro Bonfim

Tecnologia foi fundamental para rápida ação da Guarda Civil

Um homem de 27 anos foi detido pela Guarda Civil Municipal de Vitória na tarde do último domingo (17), após ameaçar e xingar sua sogra, no bairro Bonfim, na capital capixaba. A vítima, de 44 anos, já possuía uma medida protetiva contra o suspeito e utilizou o Botão Maria da Penha para solicitar socorro imediato.

Guarda em ação

Segundo informações da Guarda, o agressor tem passagens pela polícia por homicídio e roubo. Ele foi encontrado e preso pelas equipes do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop) após o acionamento do dispositivo de emergência entregue a vítimas de violência doméstica. Veja o vídeo.

YouTube:

Monitoramento em tempo real

A coordenadora do Gaop, Fabiana Souza, detalhou o processo de atendimento:

“O acionamento é repassado para a Central de Monitoramento e para as equipes em patrulhamento. Enquanto nos deslocamos, os operadores conseguem ouvir o som ambiente, coletar informações e preparar a abordagem. Todo o conteúdo é gravado e pode ser usado como prova judicial do descumprimento da medida protetiva.”

A presença do homem na residência da sogra configurou violação direta da ordem judicial que proíbe sua aproximação. A vítima relatou aos agentes ter sido ameaçada e ofendida verbalmente, o que motivou a atuação imediata da Guarda.

Tecnologia aliada à proteção

A comandante da Guarda de Vitória, Dayse Barbosa, destacou a importância do Botão Maria da Penha como instrumento eficaz de proteção às mulheres.

“É o que há de mais moderno no enfrentamento à violência contra a mulher. O dispositivo permite resposta imediata e oferece mais segurança às vítimas, garantindo que continuem suas rotinas sabendo que têm um canal direto com a Guarda”, afirmou.

Em 2024, Vitória apresentou queda de 67% nos casos de feminicídio e, até o momento, não houve nenhum registro deste tipo de crime na cidade. O dado é considerado resultado direto do investimento em tecnologia e capacitação dos agentes.

Treinamento especializado

inda segundo a comandante, todo o efetivo da Guarda de Vitória recebe capacitação anual para lidar com ocorrências envolvendo violência contra a mulher.

“Nossos guardas passam por cursos teóricos e práticos. Uma das disciplinas é voltada exclusivamente ao atendimento de vítimas, com foco na sensibilidade e segurança durante o acolhimento”, finalizou.

Após a detenção, o suspeito foi encaminhado à Delegacia Regional de Vitória, onde permanece à disposição da Justiça.

 

Ivan Arpini
Ivan Arpini
Advogado/ servidor público estadual.

Ultimos acontecimentos

Leia Também