ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

Wednesday, 8 de October de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

Wednesday, 8 de October de 2025

Paciente agride técnica de enfermagem em unidade de saúde de Vitória por medo de injeção

Caso aconteceu na Unidade de Saúde da Família de Tabuazeiro; segundo relatos, paciente estava nervosa e resistiu ao atendimento

Uma técnica de enfermagem foi agredida por uma paciente que demonstrou medo de tomar uma medicação intravenosa na Unidade de Saúde da Família de Tabuazeiro, em Vitória, na tarde desta terça-feira (26). A mulher chegou ao local visivelmente alterada e precisou ser contida após agredir fisicamente a profissional de saúde.

De acordo com funcionários da unidade, a paciente chegou nervosa por volta do fim da manhã, relatando ter se envolvido em uma briga em um supermercado — onde trabalha — e que havia se ferido. Apesar do estado emocional abalado, ela foi prontamente atendida pela equipe.

Situação complicada

Durante o atendimento, a paciente demonstrou receio em tomar uma medicação na veia. Uma das técnicas de enfermagem orientou que ela aguardasse e permitisse que outro paciente fosse atendido antes. Nesse momento, a mulher se exaltou e partiu para a agressão contra a profissional.

Um segurança da unidade interveio para conter a paciente, que posteriormente foi encaminhada para atendimento com a assistente social. Após o episódio de agressividade, ela aceitou receber a medicação.

A Guarda Municipal de Vitória foi acionada e compareceu à unidade, mas a ocorrência foi encerrada no local, sem encaminhamento à delegacia. Segundo a Prefeitura de Vitória, a técnica agredida optou por não registrar boletim de ocorrência, alegando que a paciente possui transtornos mentais e que já estava deixando o local.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) repudiou o episódio e declarou: “Temos o compromisso com a promoção da cultura de paz, de respeito e de diálogo”. A secretaria informou ainda que a técnica de enfermagem passará por avaliação médica nesta quarta-feira (27) para verificar se há condições de retorno ao trabalho.

Os nomes das pessoas envolvidas não foram divulgados pelas autoridades.

Ivan Arpini
Ivan Arpini
Advogado/ servidor público estadual.

Ultimos acontecimentos

Leia Também