ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Bônus Moradia entrega mais duas casas próprias para famílias de Vitória

Com iniciativa da Prefeitura, programa já beneficiou 253 famílias na capital capixaba

Duas famílias de Vitória tiveram suas vidas transformadas nesta quinta-feira (29), ao receberem as chaves de suas novas residências. A conquista foi possível graças ao Bônus Moradia, ação que integra o programa Casa Feliz e Segura, da Prefeitura de Vitória. Ao todo, 253 famílias já foram contempladas pela iniciativa, que tem como objetivo garantir moradia segura, digna e definitiva a moradores em situação de vulnerabilidade habitacional.

Quarenta anos de espera por um lar seguro

A primeira família contemplada foi a de Aparecida de Oliveira e seu esposo Ivair Rosa, que moraram por quatro décadas em uma casa de madeira na escadaria João Rufino, no bairro Romão. O imóvel foi interditado pela Defesa Civil após ser classificado como de risco geológico alto (R4), agravado por um deslizamento de solo em novembro do mesmo ano.

Após assinar o termo de adesão ao programa em 2024, o casal passou a ser acompanhado pela equipe técnica da política habitacional. A nova residência, também localizada no Romão, proporciona segurança sem que a família precise deixar o bairro onde construiu sua história.

“Foram dois anos aguardando por esse momento. Receber as chaves hoje é a certeza de que tem quem olhe e cuide de nós. Minhas coisas já estão organizadas, prontas para ocupar cada espaço dessa casa”, disse Aparecida, emocionada.

Entrega de Bônus Moradia para Aparecida de Oliveira, no Morro do Romão. Foto: Divulgação-Prefeitura de Vitória.

Nova vida em outro município

A segunda beneficiada foi Aparecida do Amaral, mãe de sete filhos e trabalhadora rural. Após 17 anos vivendo em uma casa precária no bairro São Benedito, localizada em uma Área de Interesse Ambiental (AIA) e sem condições mínimas de segurança ou higiene, ela finalmente recebeu a oportunidade de recomeçar.

Após a assinatura dos termos em 2013 e 2025, Aparecida optou por mudar-se para Cachoeiro de Itapemirim, onde poderá viver mais próxima de uma de suas filhas. O programa permite que o beneficiário escolha o novo imóvel em qualquer cidade do Espírito Santo.

Durante os anos de espera, a família precisou viver em diversas moradias temporárias, chegando a perder parte dos seus eletrodomésticos. Para auxiliar nesse recomeço, a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) entregou um kit contendo geladeira, fogão e televisão — o mesmo benefício também foi oferecido à primeira família.

“Já moramos embaixo de lona, perdi minhas esperanças e tentei fugir da realidade. Cheguei ao fundo do poço. Foi então que essa gestão segurou minhas mãos. Fui escutada, acolhida. Hoje, a palavra que define meu sentimento é gratidão”, disse Aparecida do Amaral.

Munícipe Aparecida Lima do Amaral recebe chave da casa nova, em Cachoeiro de Itapemirim. Foto: Divulgação-Prefeitura de Vitória.

Reconhecimento do poder público

Ivan Arpini
Ivan Arpini
Advogado/ servidor público estadual.

Ultimos acontecimentos

Leia Também