Durante uma blitz de rotina na madrugada do último domingo (17), a Guarda Civil Municipal de Vitória deteve um homem de 28 anos e apreendeu um adolescente de 16 com uma arma de fogo e entorpecentes. A abordagem ocorreu na Avenida Elias Miguel, no bairro Vila Rubim, quando a dupla tentou escapar do ponto de bloqueio.
Dupla tenta fugir
De acordo com o coordenador do Grupamento Tático Operacional (GTO), Charles De Marchi, os agentes perceberam a tentativa de fuga e realizaram o cerco. A moto em que os dois estavam possuía registro de furto ocorrido um mês antes no bairro Carapina, na Serra. Durante a revista, foram encontrados nove frascos de lança-perfume, 24 buchas de maconha, 14 munições intactas e um revólver calibre .38 com a numeração raspada — todos localizados em uma bolsa com o adolescente.

Autuados em flagrante
Com o condutor da motocicleta, os agentes encontraram R$ 150 em dinheiro, cartões e um celular. Segundo a Guarda, ele já tem passagem por adulteração de veículo. Ambos foram encaminhados à Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle). A moto foi removida para o pátio autorizado.
Guarda de Vitória nas ruas
A blitz integra uma série de ações da Guarda de Vitória voltadas para a fiscalização de trânsito e combate à criminalidade. No mesmo dia, foram realizados 203 testes de alcoolemia e 26 autos de infração, incluindo seis casos de recusa ao bafômetro. Somente no primeiro semestre, 129 operações foram realizadas, com foco em motocicletas, embriaguez ao volante e segurança viária.
O secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, destacou a importância da atuação da Guarda. “As blitz têm um papel fundamental não apenas para a segurança viária, mas também para a prevenção e repressão de crimes. Essa ação mostra como a presença constante da Guarda de Vitória nas ruas contribui para reduzir riscos de acidentes e também para retirar de circulação armas e drogas que poderiam alimentar a criminalidade”, afirmou.
Segundo dados divulgados pela Secretaria, entre janeiro e julho deste ano, houve queda de 41% no número de mortes no trânsito e de 46% nos casos de assassinatos na capital capixaba, reforçando a eficácia das operações de fiscalização e segurança pública.