O monumento em homenagem a Getúlio Vargas, localizado na Praça Getúlio Vargas, no centro de Vitória, está passando por um processo de restauração. Desde o início de 2025, a Prefeitura de Vitória, através da Secretaria de Cultura, promove a restauração e modernização das identificações dos monumentos públicos da capital, por meio do projeto “RenovAção”.
Após a conclusão da restauração do monumento à Yemanjá, agora é a vez do monumento a Getúlio Vargas. A intervenção iniciada em julho é abrangente e técnica, respeitando as características originais da obra feita em bronze sobre um pedestal de granito. Entre as ações executadas estão o reparo de danos estruturais, substituição de peças faltantes, restauração de detalhes desgastados, além de intervenções na base para garantir a integridade da peça.
Realocação
Um ponto importante nas obras é a realocação do Monumento à Lei de Deus, também localizado na Praça Getúlio Vargas. Este monumento receberá uma nova base e será deslocado dentro da praça, que passará por obras de revitalização. A peça continuará exposta ao público, mantendo sua função simbólica e religiosa.
O Projeto “RenovAção”
O plano “RenovAção” visa preservar, restaurar e valorizar os 62 monumentos públicos de Vitória. Desde o início do projeto, avaliações e manutenções periódicas têm sido intensificadas, com investimentos em soluções modernas para identificação das obras. Há também estudos para implantação de QR codes com informações históricas e culturais.
O secretário municipal de Cultura, Edu Henning, destacou a importância do projeto, afirmando que “o ‘RenovAção’ é um compromisso firme com a memória da cidade”.
Cronograma
Além da restauração do monumento a Getúlio Vargas, o “RenovAção” já concluiu o restauro do monumento à Yemanjá e está trabalhando em outros monumentos como Homenagem ao Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, Monumento à Grécia, ao Ano Internacional da Paz, e cinco bustos na Praça Costa Pereira. Ao todo, o projeto já investiu aproximadamente R$ 250 mil e planeja concluir as restaurações até 2026, reafirmando Vitória como uma cidade que valoriza sua arte e história pública.