Em Vila Velha, cerca de 30 idosos participam de um projeto que tem mudado suas rotinas e promovido saúde e bem-estar. O grupo, intitulado FelizIdade, se reúne semanalmente na Unidade de Saúde da Família do bairro Divino Espírito Santo.
Recentemente, os participantes trocaram a unidade de saúde pela Enseada da Sereia, na Praia da Costa, para participar da “Remada da Inclusão”. Esta atividade ao ar livre é uma das muitas iniciativas do projeto, que é conduzido pelo ICEPi (Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde) em parceria com a prefeitura.
O projeto foi fundado em abril de 2022, após um diagnóstico sobre as necessidades dos idosos realizado pelas residentes em saúde da família do ICEPi. Desde então, os encontros têm oferecido atividades voltadas para a saúde mental e física dos participantes.
Os idosos participam de rodas de conversa, exercícios físicos e passeios que estimulam a convivência social e o bem-estar psicológico. Entre os locais visitados estão o Parque Botânico da Vale e o Aquaviário, proporcionando experiências enriquecedoras.
### Impacto positivo na vida dos idosos
Marilene de Almeida, uma aposentada de 66 anos e participante do grupo, relata que o principal benefício é a interação social. “A gente troca ideias, faz amizades, passeios e ainda cuida da saúde com bons profissionais”, afirma. Ela notou melhorias significativas na memória, humor e disposição desde que ingressou no grupo.
Luana Costa, fonoaudióloga e organizadora do projeto, destaca que muitos idosos que enfrentavam limitações físicas conseguiram retomar atividades, como voltar para a academia. “É gratificante ouvir que tiramos eles de casa e trouxemos alegria e bem-estar”, diz.
Marilene ainda ressalta uma nova percepção sobre a vida na terceira idade. “Saímos daquele padrão de idoso que só faz tricô. Somos uma nova geração que dança, faz musculação e canta”, completa.
O FelizIdade é gratuito e reforça a importância de ter profissionais de saúde multidisciplinares trabalhando juntos para promover a saúde e qualidade de vida dos participantes.