ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

domingo, 13 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

domingo, 13 de julho de 2025

Reconhecimento facial prende três assassinos em 45 minutos na grande vitória

Sistema de segurança alcança 225 capturas desde 2023 na Grande Vitória, destacando a importância da tecnologia em ações policiais eficazes.

Três homens, com idades de 57, 53 e 35 anos, procurados por homicídio, foram rapidamente capturados na quinta-feira (10) de manhã, na Grande Vitória, após serem identificados pelo sistema de reconhecimento facial do Espírito Santo. As prisões ocorreram entre 8h20 e 9h05, nos municípios de Serra e Vila Velha.

Tecnologia Avançada de Segurança

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp-ES), essas prisões elevaram o total de detenções realizadas pelo sistema de reconhecimento facial para 225 desde sua implementação em setembro de 2023. Este sistema está integrado a câmeras instaladas em edifícios públicos, terminais do sistema Transcol e 500 ônibus na região.

Resultado Estatístico do Sistema

Além de homicídios, o sistema identificou que 21% dos detidos possuíam mandados por tráfico de drogas, 16% por roubo e 10,6% por homicídio. Até agora, não há registros de erros nas abordagens oriundas dos alertas do sistema.

Detalhes das Prisões

Gildevaldo Silva: Identificado às 8h20 na Serra, Silva era procurado por um homicídio em Jaguaré. Ele foi rapidamente localizado após alerta do sistema e levado à Delegacia Regional da Serra.

Thiago de Souza Amanço: Reconhecido em Vila Velha às 8h30, Amanço tinha dois mandados de prisão preventiva por homicídio. Ligado a um grupo criminoso, tentou se passar pelo irmão, mas o sistema confirmou sua identidade.

Thiago de Souza Amanço, preso por reconhecimento facial no ES

Geraldo Barbosa de Oliveira: Detido às 9h05 na Serra, Oliveira era buscado por escapar do sistema prisional. Ele foi condenado por um crime ocorrido em 2013 e também foi levado à Delegacia Regional da Serra.

Geraldo Barbosa de Oliveira, preso por reconhecimento facial no ES

Após as formalidades legais, os três foram conduzidos ao Sistema Prisional, onde aguardam decisão judicial.

Ultimos acontecimentos

Leia Também