O antigo quiosque do Vitalino, localizado na Praia de Itaparica, foi demolido na sexta-feira (16) pela Prefeitura de Vila Velha. No espaço onde se encontrava a estrutura, será construída uma base da Guarda Municipal, assim como um espaço dedicado ao atendimento ao turista. No entanto, informações sobre o início e a conclusão das obras ainda não foram divulgadas.
A decisão de demolir o quiosque foi justificada pela Prefeitura como uma medida necessária para proteger o espaço público, prevenir reocupações indevidas e possibilitar a recuperação ambiental da área. O estabelecimento estava interditado desde 29 de dezembro de 2024 devido a irregularidades identificadas.
O processo de demolição ocorreu após o término definitivo da concessão de uso que permitia a permanência do quiosque. Com a perda da concessão, a manutenção da estrutura deixou de ter justificativa.
Recentemente, Vila Velha inaugurou a Praça Benedito de Oliveira Trabach, em Santa Mônica, conhecida como Praça dos Taxistas. O espaço possui 2.100 metros quadrados com parquinho infantil, academia popular em aço inox, mesas de jogos, áreas de descanso e bicicletário, além de um novo paisagismo e iluminação. A obra, resultado de um convênio com o Governo do Estado, teve um custo de R$ 767.952,91 e inclui melhorias como drenagem e piso em concreto.
Além disso, a Prefeitura de Vila Velha anunciou que as obras da nova BR-447, que liga o Porto de Capuaba à BR-262, em Viana, estão com 75% das intervenções concluídas. A previsão de entrega é para dezembro de 2025, com um investimento total de R$ 231 milhões. Atualmente, as atividades se concentram na pavimentação e na construção de elevados.