Um jovem de 23 anos, que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se envolveu em um acidente de trânsito na madrugada deste sábado (06) e acabou destruindo um totem de segurança recém-instalado, no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra.
Imagens foram registradas
O caso aconteceu por volta das 4h44 da manhã, na Avenida Eudes Scherrer de Souza, e foi registrado por câmeras de videomonitoramento da região. Segundo a Polícia Militar, o acidente envolveu dois veículos: um Volkswagen Gol e um Fiat Palio. Após a colisão entre os carros, um deles foi lançado contra o canteiro central da avenida e bateu com força no totem, que ficou completamente danificado. Veja o vídeo.
Condutor estava sem CNH
De acordo com a PM, o condutor do Palio não apresentava ferimentos aparentes e fez o teste do bafômetro, que teve resultado negativo. Já o motorista do Gol, que sofreu ferimentos leves, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Dr. Jayme Santos Neves.
No hospital, os policiais constataram que o jovem não possuía habilitação. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas, segundo a corporação, não apresentava sinais de embriaguez. Após receber atendimento médico, o rapaz foi liberado.
Totem ainda não estava em operação
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) informou que o totem de segurança danificado ainda não havia sido ativado. A empresa responsável pela instalação já está providenciando os reparos e a substituição do equipamento.
Segundo a Sesp, o custo da substituição é de responsabilidade da empresa, sem ônus para o Estado. O equipamento será entregue dentro do cronograma estabelecido.
O que é o totem de segurança?
O totem é um equipamento de vigilância de alta tecnologia, considerado uma espécie de “posto policial digital”. Ele possui seis câmeras com visão de 360 graus, comunicação por voz e pode ser acionado por qualquer pessoa em caso de emergência, via Ciodes (190). As câmeras têm alcance de até 1 km e contam com leitura facial e de placas de veículos.
Entre suas funções estão:
- Identificação de aglomerações e invasões a áreas restritas;
- Contagem de pessoas e objetos;
- Reconhecimento de placas de veículos com restrições (furto ou roubo);
- Análise de comportamentos suspeitos com alertas automáticos.
Ao todo, 40 totens serão instalados na Grande Vitória, sendo oito deles no município da Serra.
Investigação
A Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (DDT). Até o momento, não foram divulgadas novas informações.