Futuro da Rodovia Federal no Espírito Santo
O leilão da BR 101 marcado para o dia 26 de junho definirá a nova concessionária responsável pela administração da rodovia no Espírito Santo. Essa concessionária também assumirá o Contorno do Mestre Álvaro, atualmente gerido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A empresa Ecovias 101, que participa do processo de concessão, pretende iniciar a administração do Contorno do Mestre Álvaro após a celebração de um acordo formal de transferência de bens com o Dnit. Essa mudança irá integrar o trecho ao contrato de concessão, melhorando a gestão e manutenção da via.
Segundo a secretária Nacional de Transportes Rodoviários, Viviane Esse, o trecho do Contorno do Mestre Álvaro, executado pelo Dnit, será incorporado oficialmente à concessão após o levantamento de todos os bens envolvidos. A concessionária que vencer o leilão de 26 de junho deverá assumir imediatamente a manutenção do trecho.
Essa inclusão possibilitará que o trecho inaugurado há dois anos passe a fazer parte da BR 101, enquanto outra parte que passa pela área urbana de Serra retornará à gestão federal, podendo posteriormente ser transferida ao município. Caso a Ecovias 101 receba o contorno com condições insatisfatórias, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) terá a responsabilidade de ajustar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Leilão da BR 101 e Investimentos previstos
O leilão da rodovia, que ocorre após anos de atrasos e revisões, foi marcado para o dia 26 de junho, após a aprovação de uma nova repactuação contratual pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Está previsto um investimento superior a R$ 10 bilhões em melhorias ao longo de 478,7 quilômetros da via.
Os recursos serão destinados principalmente à duplicação de 172 quilômetros de rodovia, além de 41 quilômetros de faixas adicionais, 15 quilômetros de contornos, 35 quilômetros de rodovias marginais, 40 passarelas para pedestres e dois pontos de parada e descanso para motoristas. Atualmente, 117 quilômetros já estão duplicados ou em fase de execução.
Apesar dos avanços, aproximadamente 150 quilômetros de rodovia poderão ficar de fora dos novos investimentos, especialmente entre Linhares, a partir do trecho de Sooretama, devido a restrições ambientais decorrentes da Reserva Biológica, até o extremo norte do Estado, na fronteira com a Bahia.