Garis, coletores e trabalhadores terceirizados da limpeza urbana iniciaram uma paralisação no Espírito Santo na madrugada desta segunda-feira (22). A mobilização faz parte de um movimento de abrangência nacional e já impacta serviços em municípios da Grande Vitória e do interior do Estado.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares do Espírito Santo (Sindilimpe-ES), a principal pauta do movimento é a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020. A proposta prevê a criação de um piso salarial nacional de R$ 3.036 para a categoria, além da regulamentação de direitos trabalhistas específicos dos profissionais da limpeza urbana.
A presidente do sindicato, Evani Reis, destacou que a categoria reivindica maior valorização e reconhecimento pelo trabalho considerado essencial para a saúde pública e a manutenção das cidades.
O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2025 e segue agora para análise no Senado Federal. Entre os pontos previstos no texto estão o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo e a possibilidade de aposentadoria especial para os trabalhadores do setor.
Até o momento, o Sindilimpe-ES não informou se a paralisação será total nem a duração prevista do movimento. Também não houve retorno sobre eventuais negociações ou previsão de encerramento da mobilização.
