Dia Mundial do Doador de Sangue: uma doação que salva vidas
No Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste sábado (14), a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que uma única doação de sangue pode ajudar a salvar até três vidas.
“A generosidade dos doadores salva vidas, fortalece comunidades e personifica o espírito de solidariedade. É um momento para agradecer, mas também para reforçar a necessidade contínua e urgente de doações de sangue seguras e regulares”.
Para a OMS, garantir o acesso a sangue e derivados sanguíneos seguros é fundamental para a cobertura universal de saúde e faz parte de sistemas de saúde eficientes.
“Governos e parceiros devem investir em programas fortes de coleta de sangue para assegurar o acesso universal a transfusões seguras”, afirmou a organização.
Objetivos da campanha de 2024
- Conscientizar o público sobre a importância das doações de sangue e plasma, destacando seu impacto na vida dos pacientes;
- Estimular doadores novos e habituais a doarem sangue regularmente, garantindo um estoque adequado e estável;
- Mostrar os benefícios da doação para a saúde e o bem-estar de outras pessoas, promovendo solidariedade e compaixão;
- Mobilizar governos e parceiros para investir em programas nacionais de doação de sangue, buscando acesso universal e seguro às transfusões.
“Qualquer pessoa, em qualquer lugar, que precise de uma transfusão, deve ter acesso rápido a sangue seguro. Ainda assim, em muitas situações de emergência ou antes de sistemas de doação consolidados, a demanda costuma superar a oferta”, alertou a OMS.