A partir da próxima segunda-feira (19), a vacinação contra a gripe no Distrito Federal (DF) será ampliada para toda a população com idade acima de 6 meses na rede pública de saúde. Inicialmente, a campanha era destinada apenas aos grupos prioritários, como gestantes, idosos e pessoas com deficiência.
Para aumentar a cobertura vacinal, a Secretaria de Saúde do DF informou que o objetivo é imunizar um maior número de pessoas, reduzindo complicações, internações e mortes relacionadas a infecções respiratórias provocadas pelo vírus influenza. Atualmente, o estoque é de 300 mil doses disponíveis.
Disponibilidade de vacinas
Os imunizantes estarão disponíveis em 164 salas de vacina em unidades básicas de saúde (UBS). A lista completa das UBS pode ser consultada no site da secretaria. É importante que, ao se vacinar, a população apresente um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
Balanço da vacinação
Dados da secretaria apontam que, até a última terça-feira (13), 272 mil pessoas que faziam parte do público-alvo previamente definido pelo Ministério da Saúde já haviam recebido a vacina no DF. Apenas no Dia D de mobilização, realizado no último sábado (10), foram aplicadas 11.861 doses.
Importância da vacinação
O vírus influenza é atualmente uma das principais causas do aumento de mortes por doenças respiratórias no Brasil. Um estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) destaca que a vacinação pode reduzir em até 35% o risco de hospitalizações em grupos de alto risco.
O imunizante contra a gripe, que é atualizado anualmente de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), oferece proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B. Segundo a secretaria, a vacina pode ser aplicada simultaneamente a outras doses do calendário básico de vacinação.