ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

sábado, 17 de maio de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

sábado, 17 de maio de 2025

São Paulo vacinas contra HPV e Hepatite A para usuários de PrEP

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo está realizando vacinação gratuita contra HPV e hepatite A para pessoas que utilizam a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP). O atendimento ocorre na estação República, na Linha 3-Vermelha do Metrô, hoje (14) e amanhã (15), das 16h às 22h.

Vacinação e profilaxia

A PrEP é uma estratégia de prevenção que envolve o uso regular de medicamentos anti-HIV, visando evitar a contaminação pelo vírus. Cristina Abbate, coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – IST/Aids de São Paulo, enfatiza a importância de levar a vacinação a um local com grande movimentação, facilitando o acesso para grupos prioritários, como os usuários de PrEP.

Para ser vacinado, é necessário ser usuário da PrEP, que é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa profilaxia é eficaz mesmo em casos de contato com o HIV.

Público-alvo

Todas as pessoas a partir de 15 anos e com mais de 35 kg podem acessar o medicamento, que está disponível nas unidades da Rede Municipal Especializada em IST/Aids e em unidades 24 horas.

Risco reduzido com PrEP

Além de minimizar o risco de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), a PrEP faz parte de uma abordagem ampla de saúde pública, que inclui testagens regulares e vacinação. Atualmente, cerca de 64 mil pessoas estão cadastradas em São Paulo para o uso dessa profilaxia.

Apesar do aumento nos casos de HIV nos últimos anos, o nível de mortalidade diminuiu, com uma taxa de 3,9 óbitos por 100 mil habitantes em 2023, a menor desde 2013, conforme dados do Ministério da Saúde.

Infecções e seus modos de transmissão

A hepatite A é transmitida principalmente por meio da via fecal-oral, com risco de contaminação através de água e alimentos contaminados, bem como por práticas sexuais que envolvem contato entre boca e região anal. Por outro lado, o HPV, ou papilomavírus humano, é transmitido principalmente pelo contato sexual, podendo causar verrugas genitais e estar associado ao desenvolvimento de cânceres, como os de colo do útero, ânus, pênis e orofaringe.

A ação de vacinação é promovida pelas coordenadorias de IST/Aids e de Vigilância em Saúde, no espaço ao lado da Estação Prevenção – Jorge Beloqui.


Ultimos acontecimentos

Leia Também