ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

sábado, 17 de maio de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

sábado, 17 de maio de 2025

Prazo para contestar notas provisórias do Revalida termina hoje

Os candidatos que discordam das notas provisórias da prova discursiva da primeira edição de 2025 do exame nacional de revalidação de diplomas médicos expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras (Revalida) têm até hoje para apresentar recurso. O processo deve ser realizado de forma virtual no Sistema Revalida, conforme orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É importante frisar que não serão aceitos recursos enviados fora do prazo ou fora do Sistema.

Objetivo do Revalida

O Revalida tem como objetivo avaliar médicos formados no exterior que desejam exercer a profissão no Brasil, visando garantir a qualidade do atendimento médico no país. A primeira etapa do exame de 2025 ocorreu em 23 de março, com a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos.

Formulário de recurso

Os recursos devem se restringir a questionamentos sobre as pontuações atribuídas em cada quesito da prova, conforme o padrão de resposta oficial. Os participantes devem evitar qualquer identificação nos campos de texto para não ter o recurso reprovado.

A análise será feita pela banca corretora, que fornecerá justificativas detalhadas para a aceitação ou não dos recursos. O Inep divulgará o resultado final na Página do Participante, disponível através do portal Gov.br, no dia 3 de junho.

Sobre o Revalida

Desde 2011, o Revalida é aplicado pelo Inep, enquanto as universidades públicas são responsáveis pela revalidação dos diplomas. O exame é dividido em duas etapas: teórica e prática, com provas escritas que abordam cinco áreas principais da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade.

Para avançar à segunda etapa, que envolve a prova prática, os candidatos devem ser aprovados na prova teórica, demonstrando as competências e habilidades exigidas para o exercício da medicina.

Saiba mais sobre o Revalida no site oficial.


Ultimos acontecimentos

Leia Também