ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

Thursday, 16 de October de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

Thursday, 16 de October de 2025

Arnaldinho Borgo enfrenta isolamento político e busca abrigo em novas siglas: União Progressista prega união e não projetos pessoais

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, tem enfrentado um cenário de crescente isolamento político após o enfraquecimento de suas articulações no União Brasil e a dificuldade de se firmar em novas legendas. Nos bastidores, o gestor tem procurado diversos partidos em busca de uma nova filiação que lhe garanta sustentação política para os próximos passos da carreira.

Nos últimos meses, Arnaldinho manteve conversas com dirigentes do Progressistas (PP), PRD, Solidariedade e União Brasil, assim como o Novo; mas as negociações têm esbarrado em disputas internas e falta de consenso. Segundo o próprio prefeito, os partidos que integram a federação União Progressista (UP) — que reúne União Brasil e Progressistas — “não estão se entendendo”, o que o fez recuar (sem vontade) em decisões mais firmes.

A fala foi interpretada como um sinal de desalinhamento dentro da federação, que atualmente discute seu posicionamento político e possíveis alianças para as eleições de 2026. Enquanto lideranças como Marcelo Santos (presidente da Assembleia Legislativa) e Ricardo Ferraço (MDB) consolidam alianças, Arnaldinho parece caminhar sozinho, com dificuldade de se encaixar em um projeto coletivo, talvez por traições passadas.

Nos bastidores, dirigentes do União Progressista reforçam que o partido se consolida justamente pela força da união e do diálogo entre seus membros, buscando viabilizar um projeto de Estado e não de pessoa.

“A UP não existe para servir a projetos individuais, mas para construir pontes políticas que representem o interesse coletivo”, destaca uma fonte ligada à federação.

Enquanto isso, dentro do União Brasil, nomes como Marcelo Santos e Euclério Sampaio têm fortalecido a estrutura partidária capixaba, alinhados a uma estratégia que prioriza coesão interna e metas de longo prazo.

Analistas políticos avaliam que o “voo de galinha” de Arnaldinho dentro do União Brasil — expressão usada pelo próprio em recente sessão da câmara de vereadores de Vila Velha, simboliza bem o momento vivido pelo prefeito: uma ascensão rápida, mas sem sustentação.

Sem base partidária sólida e com pontes fragilizadas, o gestor de Vila Velha busca um novo espaço num cenário em que o coletivo tende a prevalecer sobre projetos pessoais.

O peso de traições passadas de aliados tem assustado políticos que ainda seguem os “contratos” amarrado no fio do bigode.

Ivan Arpini
Ivan Arpini
Advogado/ servidor público estadual.

Ultimos acontecimentos

Leia Também