ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
spot_img

Denúncia aponta grilagem de terras em Vila Velha com possível auxílio de servidora pública municipal

Uma grave denúncia de grilagem de terras veio à tona em Vila Velha, na Grande Vitória, levantando suspeitas sobre a atuação de uma servidora pública municipal que, segundo as informações iniciais, teria auxiliado no processo ilegal de apropriação de áreas públicas e/ou particulares no município.

De acordo com relatos preliminares, o esquema envolveria a regularização fraudulenta de terrenos, com uso indevido de documentos falsos, registros administrativos e possíveis informações privilegiadas obtidas dentro da própria estrutura da administração municipal.

A atuação da servidora Vanilda da Cavalgada que foi candidata em 2024 pela coligação do prefeito Arnaldinho borgo e obteve nas eleições 117 votos teria facilitado a ocupação e posterior tentativa de legalização de áreas que não pertencem aos supostos proprietários.

Inclusive a mesma foi quem discutiu com empresários do loteamento o fechamento da rua por um portão de ferro. Segundo consta em inquérito da policial civil se trata claramente de uma rua com iluminação pública. O que por si só já caracteriza o abuso de poder por parte da servidora.

Moradores e pessoas diretamente afetadas afirmam que a grilagem vem causando conflitos fundiários, insegurança jurídica e prejuízos a famílias que vivem ou trabalham há anos nas áreas atingidas. Há também indícios de que terrenos valorizados estariam sendo alvo da ação, o que reforça a suspeita de interesse econômico por trás do esquema.

O caso já teria sido levado ao conhecimento de órgãos de controle, como o Ministério Público, e a Polícia Civil, que estão apurando os fatos para verificar se houve abuso de poder, improbidade administrativa, falsidade documental e organização criminosa.

Caso confirmadas as irregularidades, os envolvidos podem responder tanto na esfera administrativa quanto criminal disse o delegado.

Especialistas em direito urbanístico alertam que a grilagem de terras, quando praticada com o auxílio de agentes públicos, representa uma ameaça direta ao patrimônio público, além de comprometer políticas de habitação, planejamento urbano e desenvolvimento sustentável.

Procurada, a Prefeitura de Vila Velha ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para esclarecimentos por parte da administração municipal e dos citados.

A reportagem seguirá acompanhando o caso e novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.

spot_img

Ultimos acontecimentos

Leia Também

spot_img