ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Distribuidora de bebidas é alvo de operação por furto de energia

Operação policial revela ligação elétrica clandestina em distribuidora reincidente, desconectada por fornecimento irregular e dívidas não pagas.

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), com o apoio da EDP e do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística da PCIES, realizou uma operação conjunta na sexta-feira (04) para detectar uma ligação ilegal de energia elétrica em uma distribuidora de bebidas localizada no bairro Nova São Mateus, em São Mateus. Nenhuma pessoa foi detida, pois não havia responsáveis presentes no momento da inspeção.

Constatação de Furto de Energia

Os policiais civis do Deic, acompanhados por técnicos da EDP e um perito criminal, verificaram que o estabelecimento tinha uma ligação trifásica ilegal diretamente conectada à rede da concessionária, antes do medidor, sem qualquer registro de consumo. O fornecimento de energia do imóvel estava suspenso desde março devido à inadimplência. No entanto, o imóvel continuava a ser energizado de forma irregular.

Medidas Tomadas pela Concessionária

A EDP já havia autuado o estabelecimento por práticas semelhantes e, apesar de renegociações da dívida, os pagamentos não foram honrados. Durante a fiscalização, os técnicos removeram a ligação clandestina e desconectaram o imóvel da rede elétrica, mantendo o medidor e o equipamento de telemedição no local.

Formalização das Irregularidades

As irregularidades foram registradas em documento técnico-administrativo. A Polícia Civil solicitará à EDP uma estimativa do prejuízo, que será encaminhada ao Ministério Público para suporte a uma possível ação penal.

Ultimos acontecimentos

Leia Também