A Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e a Ecovias 101 realizaram, nessa quinta-feira (29), um evento de Crash Test na BR-101, KM 252, no município da Serra. A iniciativa teve o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da mineradora Vale e tem como objetivo aprimorar a capacidade técnica dos peritos criminais na análise de locais de sinistros de trânsito, em resposta ao crescente número de ocorrências com vítimas fatais.
“Identificar a causa raiz dos sinistros nos permite atuar de forma eficiente para mitigar possíveis causas, que podem ser comportamentais, mecânicas ou relacionadas à infraestrutura rodoviária. Ações integradas como essa são vitais para reduzir acidentes e suas gravidades, aumentando a segurança de motoristas e pedestres”, explicou Carlos Diniz, coordenador de Atendimento ao Usuário da Ecovias 101.
Carlos Alberto Dal-Cin, perito oficial-geral, destacou que o Crash Test integra a estratégia da Polícia Científica para ampliar a especialização das equipes que atuam em sinistros de trânsito. “Com a mudança no perfil das mortes violentas no Espírito Santo — onde os acidentes de trânsito têm se destacado —, a instituição está intensificando o investimento na qualificação de seus peritos. O intuito é gerar dados mais confiáveis para embasar políticas públicas eficazes de prevenção e redução da violência no trânsito”, destacou Dal-Cin.
O Crash Test
A capacitação foi organizada pela Academia de Ciências Forenses (ACF) e pela Seção de Perícias em Acidentes, Incêndio e Explosões (SEPAIE), parte do Departamento de Perícias Externas (DEPEX) do Instituto de Criminalística (IC).
Carlos Augusto Chamoun do Carmo, diretor da ACF, afirmou que esta é a primeira capacitação própria da Polícia Científica, organizada pela ACF. “Estamos satisfeitos com o sucesso do Crash Test e com as parcerias estabelecidas. A colaboração com a Eco 101, Ufes e a Companhia Vale do Rio Doce ilustra a importância da integração entre diversas entidades para que a administração pública cumpra sua função de servir à população”, afirmou.
O diretor reforçou que este curso visa melhorar a qualidade dos laudos dos peritos da Capital e do interior, fortalecendo as decisões judiciais.
Rondinelly Ribeiro, perito responsável pelo DEPEX do IC, explicou que diversos fatores são analisados em sinistros de trânsito. “Consideramos fatores viários, eventuais condições da via que possam ter contribuído para o acidente; fatores veiculares, relacionadas a falhas mecânicas; e fatores humanos, que incluem condutas irregulares como manobras bruscas ou ilegais, muitas vezes associadas ao excesso de velocidade ou ao uso de substâncias psicoativas”, detalhou.
Marcelo Brandão, perito criminal e chefe da SEPAIE, ressaltou a complexidade da análise de sinistros. “O Crash Test é uma ferramenta essencial para aprimorar a técnica de nossos peritos. Por meio dessas simulações controladas, testamos e validamos metodologias que nos permitem identificar com precisão os fatores envolvidos e reconstruir a dinâmica dos sinistros. Isso eleva a qualidade das análises, contribuindo para laudos mais completos e assertivos”, explicou Brandão.
O evento foi voltado aos peritos responsáveis pelas análises técnicas em locais de sinistros com vítimas fatais, consistindo em instruções práticas com simulações de colisões entre veículos, bicicletas e atropelamentos. As dinâmicas abordaram situações reais de aceleração, frenagem e derrapagem, proporcionando aos profissionais um aprofundamento sobre a reconstrução de acidentes. A programação continua nesta sexta-feira (30), na Ufes, com a análise dos dados coletados e discussões sobre as metodologias mais atuais da perícia de trânsito.
As instruções práticas foram conduzidas pelos Peritos Oficiais Criminais Rondinelly Ribeiro do Nascimento, Marcelo Bernardino Brandão Leite Filho e Alan Amorin Margon. O perito Oficial Criminal Marcus Vinicius Bhering Bragança atuou como piloto nos testes.
Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)
Comunicação Interna – Michelle Caloni – (27) 99849-7986 / (27) 31986024
Informações à Imprensa:
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)
Olga Samara / Matheus Foletto – (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693