ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

terça-feira, 15 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

terça-feira, 15 de julho de 2025

Homem é preso por maus-tratos a animal resgatado em estado crítico

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), prendeu, nesta quinta-feira (29), um homem de 40 anos suspeito de praticar maus-tratos contra um cão da raça American Bully, no bairro Itapoã, em Vila Velha. A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura.

A operação foi deflagrada após uma denúncia encaminhada pela Câmara Municipal de Vila Velha. Segundo o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da DEPMA, uma equipe de fiscalização esteve no local na quarta-feira (28), mas os moradores não permitiram a entrada para avaliação do animal. Na manhã desta quinta (29), com apoio da PCES, uma nova diligência foi realizada.

“O veterinário da Prefeitura constatou, no local, os maus-tratos, configurando o crime em flagrante. O tutor foi conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi autuado por crime de maus-tratos, previsto no artigo 32, parágrafo 1º-A, da Lei nº 9.605/98, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos, multa e possibilidade de proibição da guarda de animais”, explicou o delegado.

O cão foi encontrado em estado crítico, com desnutrição severa, infestação por carrapatos, lesões nas orelhas e em um dos olhos, além de sinais de doença do carrapato e gastroenterite – com fezes contendo sangue, conforme laudo veterinário. O animal foi resgatado e encaminhado para atendimento especializado.

A DEPMA reforça que denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas pelo disque-denúncia ou diretamente na delegacia especializada.

Ultimos acontecimentos

Leia Também