O projeto, realizado pela fassArte Produções e idealizado por Philipe Fassarella, está em sua segunda edição em Guarapari. Chamado Cinema de Borda – na Perspectiva da Juventude Negra, oferece oficinas de cinema documental para jovens da Associação Crescer com Viver, culminando na produção de três curtas-metragens exibidos à comunidade no final de agosto.
Objetivo e Apoio
O projeto busca oferecer aulas teóricas, técnicas e práticas sobre audiovisual e documentário para moradores de bairros periféricos, especialmente no bairro Adalberto Simão Nader. Realizado com apoio do FUNCULTURA, da Secretaria de Estado da Cultura e do CEET Giuseppe Altoé, as oficinas ocorrem na Associação Crescer com Viver.
Com encontros aos sábados, participam nesta edição 22 alunos, de 8 a 41 anos, incluindo mães que participam junto com seus filhos. O conteúdo abrange aspectos históricos, técnicos e práticos de cinema, com equipamento profissional à disposição.
Produção e Exibição
Os participantes, após três encontros formativos e a criação de um curta experimental, foram divididos para produzir seus próprios documentários. As gravações estão em andamento, com lançamento previsto para agosto, em um evento público na associação e posteriormente no canal do YouTube da fassArte.
A mostra permite votação presencial e online, premiando simbolicamente o grupo vencedor. Os participantes recebem um kit de estudos, certificado e bolsa de incentivo. Todas as atividades incluem alimentação integral.
Esta iniciativa não só reduz o tempo ocioso dos jovens, mas também promove uma maior compreensão do audiovisual e do mercado cultural, conectando-os à cultura local.
Expectativas Futuras
Os participantes elogiam a iniciativa. Maria Victória Rodrigues Silva, aluna, expressa seu entusiasmo por cinema e fotografia, enquanto Lívia Rodrigues dos Santos espera que o curso forme futuros profissionais.
O projeto planeja uma próxima edição no CRJ em Guarapari, além de novas ações em cidades do Espírito Santo, como Vargem Alta e Rio Novo do Sul, focando em cinema, fotografia e cultura.