Guarapari foi escolhida para sediar a primeira fábrica brasileira da Inesfly, uma empresa espanhola especializada na produção de tintas inseticidas que combatem o mosquito da dengue. Essa decisão representa um marco na estratégia da Inesfly para o mercado nacional, com expectativa de gerar 100 empregos diretos e 1.000 indiretos. As operações da fábrica devem iniciar em 2026.
De acordo com Luiz Rolim, CEO da Inesfly, a escolha do Estado foi influenciada pela sua localização favorável e pelos benefícios tributários oferecidos.
Tivemos conversas com o governador Renato Casagrande, com o vice Ricardo Ferraço e com a equipe de secretários. Ficamos muito animados com o que o Estado oferece. Inicialmente vamos fazer um investimento de R$ 10 milhões que deve chegar a até R$ 30 milhões.
A tinta, que utiliza tecnologia microencapsulada, é desenvolvida para eliminar vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya. Conforme Luiz Rolim, o produto age ao entrar em contato com a superfície pintada, resultando na morte do inseto. Esta tecnologia garante que o princípio ativo mantenha sua eficácia e durabilidade.
Além da tinta
“Mas não vamos produzir apenas a tinta. Produziremos ainda repelente corporal e toda a linha de produtos para controle de mosquito, com desinfetantes e armadilhas para insetos”, enfatizou Rolim.
A capacidade de produção da fábrica será de 2 milhões de litros por mês. Rolim observa que já atuam no setor público e identificaram uma demanda no mercado privado de 1 milhão de litros mensais.
Além de abastecer o mercado nacional, a fábrica também fornecerá produtos para os Estados Unidos.
A Inesfly, atualmente, tem sede em Brasília e filiais em Maceió e Manaus. A tinta conta com autorização da Anvisa, três certificações do Ministério da Saúde e estudos em parceria com a Fiocruz.