Estudantes vivenciam aprendizados práticos e lúdicos que mostram como o raciocínio lógico se manifesta em diversas áreas do conhecimento.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Zuleima Fortes Faria, em Guarapari, finalizou o projeto interdisciplinar “Entre Número e Cultura: a matemática das conexões”, desenvolvido por professores da área de Linguagens e suas Tecnologias. O projeto buscou destacar que o raciocínio lógico e o pensamento matemático vão além das ciências da natureza, aparecendo também nas artes, literatura, linguagem verbal e não verbal, no esporte e no cotidiano.
Resultados e Apresentações dos Estudantes
Os alunos apresentaram uma variedade de produções que refletiram seu processo de aprendizado durante o trimestre. Organizadas por temas, as turmas exploraram abordagens diversas, como releituras da obra “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan, conexões matemáticas em esportes, arte e simetria com base em estudos de Leonardo da Vinci, criação de jogos de tabuleiro pelos alunos e atividades relacionadas à matemáticas e saúde. Além disso, foram realizadas apresentações teatrais, produção de poemas e desafios lógicos interativos.
A professora Tatiana Martins, da disciplina de Arte, comentou o impacto do projeto: “Estamos muito felizes com o sucesso da culminância. Ao longo do percurso, nossos estudantes aplicaram conhecimentos adquiridos em sala através de pesquisas, análises e atividades que demonstram que a matemática não se limita aos números, mas permeia nosso dia a dia. Essa experiência reforçou que o aprendizado é uma rede de saberes interligados”.
Trabalho em Equipe e Inclusão
Outra abordagem do projeto focou no trabalho em equipe, pesquisa e inclusão, com atenção especial aos estudantes com necessidades educacionais especiais. Glaúcia Nascimento Silva Fabri, professora de Língua Portuguesa, destacou os ganhos pedagógicos: “O projeto nos retirou do contexto tradicional da Língua Portuguesa para explorarmos a Matemática. Trabalhar essa interdisciplinaridade foi um desafio e uma oportunidade de crescimento coletivo. As apresentações foram várias e bem executadas, com ênfase nas encenações teatrais e produções poéticas, além da abordagem de conceitos como simetria”.
Depoimentos de Alunos
Sara Reis Soares, uma das estudantes, compartilhou sua experiência: “Foi uma experiência transformadora. Aprendi não apenas conteúdos teóricos, mas também habilidades práticas que levarei para a vida. A troca de ideias e o trabalho em equipe foram fundamentais para nosso crescimento pessoal e coletivo. Sou muito grata à escola por essa oportunidade”.
Este projeto destaca a importância da interdisciplinaridade no ambiente escolar, mostrando como a matemática se conecta com diferentes linguagens e áreas de conhecimento, enriquecendo a formação dos alunos.