A Copa do Mundo de Clubes da Fifa avança para as oitavas de final, e o primeiro duelo traz um embate entre duas potências brasileiras. Botafogo e Palmeiras se enfrentam a partir das 13h (horário de Brasília) deste sábado (28), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia.
Expectativas para o confronto
O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, comentou em coletiva sobre o equilíbrio esperado para a partida, refletindo sobre os últimos encontros entre as equipes. “Com certeza é um jogo difícil, equilibrado desde 2020. Já vencemos, perdemos e empatamos. Já tivemos em mata-mata”, afirmou.
O foco é um só! 💪
Seguimos na preparação pro confronto das oitavas de final da #FIFACWC com o Botafogo! 🐷 ➤ https://t.co/NxGxg80PuJ pic.twitter.com/YtDn6fUIFf
— SE Palmeiras (@Palmeiras) June 26, 2025
Histórico recente e rivalidade
A rivalidade entre Palmeiras e Botafogo intensificou-se no final do Campeonato Brasileiro de 2023, quando o Palmeiras conquistou uma vitória de virada por 4 a 3. Desde então, as equipes se enfrentaram cinco vezes, com três vitórias do Botafogo e dois empates, além de os alvinegros conquistarem os títulos do Brasileiro de 2024 e da Libertadores.
O Botafogo chega a este Mundial após surpreender ao vencer o PSG (França), atual campeão da Liga dos Campeões, por 1 a 0.
WE ARE READY! 🔥🫡
No complexo de treinamentos do Philadelphia Eagles, o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS está pronto para as oitavas da Copa do Mundo de Clubes! TÁ CHEGANDO A HORA, FOGÃO! ⚽️💪🏽 #VAMOSBOTAFOGO #FIFACWC #TAKEITTOTHEWORLD
📸 Vítor Silva/ BFR
📲 Todos os jogos do… pic.twitter.com/US58pJq0xK
— Botafogo F.R. (@Botafogo) June 27, 2025
Táticas e formações
Em busca da vitória, o técnico Renato Paiva menciona a importância do controle de bola. “Espero que o Botafogo seja equilibrado e completo. Analisando o torneio, falta um pouco de controle de bola. Quero melhorar para o jogo, ter mais a bola diante do Palmeiras”, destacou.
Para este importante embate, o Botafogo não contará com o volante Gregore, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. A formação provável é: John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles; Allan e Marlon Freitas; Artur, Savarino e Cuiabano; Igor Jesus.
Por sua vez, o Palmeiras deve iniciar com: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Mauricio; Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque.