ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Samir Xaud registra chapa e pode ser o único candidato na CBF

O médico Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, apresentou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A chapa, nomeada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, conta com o apoio de 25 federações e dez clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

A eleição da CBF está marcada para o próximo domingo (25) e, para participar, é necessário o apoio de pelo menos oito federações. Com apenas duas delas – São Paulo e Mato Grosso – não apoiando Xaud, parece que ele poderá ser o único candidato, uma vez que o prazo para registro de chapas encerra na terça-feira (20).

O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, havia anunciado sua candidatura no último sábado (17), embora não tenha especificado o número de apoios recebidos. No entanto, ele não consegue viabilizar o registro de sua chapa, conforme as regras do processo eleitoral, permitindo assim que Xaud esteja à frente na disputa.

A Liga Forte União (LFU), que representa 32 dos 40 times das duas principais divisões, expressou apoio a Reinaldo, mas três clubes desse grupo – Amazonas, CRB e Criciúma – já estão com Xaud, que acumula o apoio de clubes como Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.

Perfil do candidato

Samir Xaud, de 41 anos, é um médico infectologista especializado em medicina esportiva, natural de Boa Vista. Ele assume a presidência da federação que seu pai, Zeca Xaud, ocupou por 40 anos.

Em suas redes sociais, a CBF elogiou seu trabalho na revolução do futebol local, destacando a evolução da organização e visibilidade no esporte em Roraima.

Eleições da CBF

As 27 federações e os 40 clubes das divisões A e B têm direito a voto nas eleições, com pesos diferenciados: as federações possuem peso três, os times da Série A peso dois e os da Série B peso um. Para que um candidato vença, é necessário ter 23 dos 27 apoios das federações, mesmo que os demais votantes optem por outro nome.

A chapa de Xaud inclui cinco presidentes de federações entre os oito candidatos à vice-presidência:

– Ednailson Leite Rozenha (Amazonas)
– José Vanildo da Silva (Rio Grande do Norte)
– Michelle Ramalho Cardoso (Paraíba)
– Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (Pará)
– Rubens Renato Angelotti (Santa Catarina)

Os outros candidatos são Flávio Diz Zveiter, ex-presidente do STJD; Gustavo Dias Henrique, ex-diretor de Relações Institucionais; e Fernando José Macieira Sarney, interventor da CBF após o afastamento de Ednaldo Rodrigues.

Afastamento de Ednaldo Rodrigues

Ednaldo foi destituído da presidência por declarar nulo um acordo entre a CBF e o STF, que reconheceu a legalidade da última eleição da entidade em 2022. A decisão do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro foi motivada por indícios de falsificação da assinatura de um membro da confederação.


Ultimos acontecimentos

Leia Também