Quem tem o desejo de ser professor é movido pela vontade de transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento do país por meio da educação. Essas pessoas buscam os cursos de licenciatura para se formarem na área de sua preferência, com o objetivo de atuar na educação básica ou superior.
Apesar de iniciativas e programas criados para incentivar o ingresso e a permanência de novos profissionais, a carreira docente ainda enfrenta desafios de atratividade.
A escolha pela docência geralmente é feita por quem sente vocação para ensinar, guiar a aprendizagem e acredita na transformação social por meio da educação.
Para atuar na educação básica, é necessário ter licenciatura na área de ensino desejada — como Matemática, Português, História, entre outras. Já para lecionar em faculdades e universidades, o profissional precisa cursar uma pós-graduação stricto sensu, como mestrado ou doutorado.
A vontade de impactar positivamente a vida dos alunos e da sociedade é uma das marcas da carreira docente. Ser professor é uma oportunidade de troca constante de conhecimentos e experiências com os estudantes.
A percepção de que a docência é um pilar para o futuro do país e para o desenvolvimento da população é verdadeira e essencial. No entanto, os desafios fazem parte do cotidiano do professor. Dados mostram que, no Brasil, estudantes de alto desempenho tendem a optar por outras carreiras devido, principalmente, à questão salarial.
A falta de remuneração adequada e de condições dignas de trabalho desmotiva os profissionais e dificulta a atração de novos talentos para a educação. Também há o desafio de reduzir a evasão nos cursos de licenciatura e garantir que os formados permaneçam na profissão.
Entidades de classe e movimentos da sociedade civil têm cobrado melhorias salariais e políticas públicas que devolvam o respeito e o reconhecimento à carreira docente.
Afinal, o que seria de nós sem essas pessoas que escolhem uma profissão tão linda e que forma todas as outras?
Que o Brasil saiba valorizar seus professores — e que ninguém desista da docência.