ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

Wednesday, 8 de October de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

Wednesday, 8 de October de 2025

QUANTO VALE UM PROFESSOR PARA NOSSA SOCIEDADE ?

O VERDADEIRO VALOR DE UM PROFESSOR TALVEZ NÃO POSSA SER MENSURADO

O valor de um professor para a sociedade é inestimável, pois ele é responsável pela formação das futuras gerações, transmitindo conhecimentos, inspirando o pensamento crítico e moldando cidadãos mais conscientes e informados.

Seu trabalho não é apenas educacional , mas também social, contribuindo para o desenvolvimento da justiça, da paz e da prosperidade na sociedade.

Apesar de não ser possível atribuir uma valor monetário, a valorização da carreira docente é crucial para a transformação social e o futuro de uma nação.

Professores são os pilares da educação, repassando conhecimentos e valores essenciais para o desenvolvimento dos alunos . Eles inspiram, cuidam e orientam os estudantes , acreditando no potencial de cada um e muitas das vezes, marcando suas vidas para sempre.

Ao promover educação de qualidade , o professor contribui para a formação de uma sociedade mais justa, respeitosa e próspera.

É fundamental distinguir o valor social e o reconhecimento do professor da sua remuneração.  Um povo que valoriza seus professores é mais desenvolvido como cidadão e mais qualificado/consciente de seu papel social.

A valorização do trabalho docente, assim como o pagamento de um bom  salário são fatores que garantem a qualidade da educação e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.  Por isso é crucial que haja um esforço para valorizar a profissão docente, não apenas financeiramente, mas também através da melhoria das condições de trabalho e do reconhecimento social.

Mas quanto vale um professor para nossa sociedade? Na sociedade do conhecimento o professor brasileiro é mal pago e em muitos casos não é visto como membro da elite intelectual.  Possui um salário abaixo de outras profissões de nível superior. E por que talvez não seja possível mensurar o valor de um professor ? Por que até hoje a educação é usada como um  ponto de agenda política promocional o que dificulta a valorização integral do corpo docente.

Ainda é preciso lutar contra um sistema predador que promove a precarização, a desvalorização e a marginalização dos trabalhadores da educação do ensino público e do ensino privado.

Se queremos mudanças significativas em nossa sociedade , um ensino libertador e pessoas  com pleno conhecimento de sua cidadania, vale a pena perguntar ” Quanto vale um professor “? Pensemos nisso.

 

Luciana Santos
Luciana Santos
Escritora carioca , servidora pública municipal efetiva e concursada , formada em Pedagogia pela UFES, graduanda em Direito , Membro Fundadora da Academia Capixaba de Letras da Diversidade, Coordenadora do Coletivo Literário Tereza de Benguela e Proponente da Feira Literária da Mulher Capixaba que acontece anualmente no ES.

Ultimos acontecimentos

Leia Também