Os interessados em participar da Prova Nacional Docente (PND) podem se inscrever entre 14 e 25 de julho. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em suas redes sociais. As provas estão agendadas para 26 de outubro.
A PND representa uma excelente oportunidade para os educadores que desejam conquistar uma vaga nos concursos das diversas redes de ensino no Brasil. Camilo Santana ressaltou a importância dessa iniciativa para impulsionar a carreira docente.
Para aqueles que desejam solicitar isenção da taxa de inscrição, o período estará aberto entre 30 de junho e 4 de julho. O valor da taxa será anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em um edital específico. As redes públicas de ensino têm a liberdade de utilizar os resultados como critério único ou complementar na seleção de professores da educação básica.
A proposta do Ministério da Educação visa estimular a realização de concursos públicos e aumentar a qualificação dos professores nas redes de ensino estaduais e municipais. O MEC destaca que as seleções de professores ocorrem, em média, a cada sete anos e meio nas redes municipais e a cada cinco anos nas estaduais.
Adesão das redes de ensino
O prazo para que as redes municipais, estaduais e do Distrito Federal confirmem sua adesão à Prova Nacional Docente finaliza no dia 15. As instituições que pretendem participar devem cadastrar seus editais de seleção até 25 de junho.
Regras da PND
O Inep publicou a Portaria nº 399/2025, que estabelece as diretrizes para a aplicação anual da Prova Nacional Docente. Essa prova não é um concurso público, mas um mecanismo que pode subsidiar suas seleções. Os resultados serão disponibilizados em forma de boletins individuais, informando a pontuação e o nível de desempenho de cada candidato.
Conteúdo da prova
A estrutura e o conteúdo da PND serão similares ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que avalia os conhecimentos de estudantes concluínte dos cursos de formação de professores. O Enade será realizado em 26 de outubro.
Quem pode participar
Podem participar da PND os estudantes finalistas de cursos de formação de professores e qualquer cidadão interessado em concursos para contratação de docentes.
Cronograma da Prova Nacional Docente
– Adesão das secretarias de educação: até 15 de junho
– Pedido de isenção da taxa de inscrição: 30 de junho a 4 de julho
– Resultado do recurso da isenção: 14 de julho
– Inscrições dos candidatos para a PND: 14 a 25 de julho
– Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho
– Aplicação da PND: 26 de outubro
– Divulgação do gabarito e padrão de resposta: 11 de novembro
– Resultado final: 10 de dezembro
Essa é uma oportunidade importante para os educadores que buscam se destacar na carreira e contribuir para a melhoria da educação no Brasil.