Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 e que necessitam de atendimento especializado devem solicitar esse recurso no momento da inscrição. O prazo para isso vai até 6 de junho.
As inscrições para o Enem 2025 estão abertas desde 26 de maio e devem ser realizadas na Página do Participante.
Quem pode solicitar atendimento especializado
Conforme o edital do Enem 2025, estudantes que necessitam de atendimento especializado devem informar sua condição durante a inscrição. As situações que justificam essa solicitação incluem:
– Baixa visão
– Cegueira
– Visão monocular
– Deficiência física
– Deficiência auditiva
– Surdez
– Deficiência intelectual
– Surdez-cegueira
– Dislexia
– Déficit de atenção
– Transtorno do espectro autista
– Discalculia
– Diabetes
– Gestante
– Lactante
– Idoso
– Estudante em classe hospitalar ou outras condições específicas
Para que o pedido de atendimento seja considerado, é necessário apresentar documentação que comprove a condição. Essa documentação deve ser anexada na Página do Participante e deve estar em língua portuguesa, contendo:
– Nome completo do participante
– Diagnóstico que descreva a condição
– Código da Classificação Internacional de Doença (CID 10)
– Assinatura e identificação do profissional competente, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou Ministério da Saúde (RMS)
Conforme informações do Inep, quem teve a documentação aprovada de 2021 a 2024 não precisa enviá-la novamente em 2025, exceto nos casos de lactantes ou atendimento em classe hospitalar.
Recursos de acessibilidade
Os participantes que solicitarem atendimento especializado poderão contar com diversos recursos, como:
– Provas em braile
– Sala individual
– Mobiliário adequado
– Tempo adicional
– Leitor de tela
– Prova ampliada e superampliada
– Guia-intérprete
Durante a aplicação das provas, é permitido o uso de materiais próprios, como máquina de escrever em braile, óculos especiais, e outros itens relacionados à saúde. Todos os recursos utilizados serão vistoriados pelo chefe de sala.
Atendimento para lactantes
Participantes que solicitarem atendimento para lactantes deverão levar um acompanhante adulto que ficará em uma sala reservada, responsável pela guarda do lactente. A mulher não poderá acessar a sala de provas com a criança, e o acompanhante não terá acesso à sala de provas, devendo passar por revista eletrônica.
Exame
O Enem é um exame fundamental que avalia o desempenho escolar ao final da educação básica, servindo como principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. A sua realização é essencial para quem deseja ingressar em instituições via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).