Após 137 anos da Abolição da escravatura a população negra do Brasil ainda luta por direitos básicos. O mês de Maio traz uma reflexão sobre essa igualdade de oportunidades e a área da educação tem um papel muito importante na autodeclaração racial dos alunos, buscando o reconhecimento da própria identidade.
A prefeitura de Cariacica , através da Secretaria de Educação tem reforçado esse trabalho de conscientização com os pais no ato da matrícula dos alunos.
São dados que podem ajudar o poder público a desenvolver políticas mais eficazes e exequíveis , pois a população negra em Cariacica é uma parte significativa de sua composição demográfica e histórica.
Com essa atitude, a Semed na cidade de Cariacica fortalece pautas como a educação antirracista e promove um debate social.
A representatividade vem da família que se reconhece como negra e amplia a discussão de como promover essa reparação histórica, disseminar o discurso de igualdade e combater as práticas racistas .
Essa iniciativa da Secretaria de Educação, na cidade de Cariacica , sobre fortalecer a autodeclaração racial dos alunos traz o engajamento da comunidade escolar, promove práticas inclusivas, incentiva a formação docente na aplicação da lei 10.639 e conscientiza todo o segmento educacional sobre a importância do letramento racial na sociedade.
A autodeclaração é um direito previsto em lei e fornecido pelo responsável no ato da matrícula. Um Excelente movimento do município para transformação social.