ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

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segunda-feira, 14 de julho de 2025

Projetos de matemática na pré-escola podem receber recursos de até R$ 80 mil

Projetos que incentivam o aprendizado em matemática na pré-escola podem receber financiamento de até R$ 80 mil por meio do novo edital de Letramento Matemático na Pré-escola, lançado pelo Itaú Social com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). Esse edital busca fortalecer o ensino fundamental e incentivar inovações pedagógicas nas escolas públicas.

Inscrições e Participação

As inscrições estão abertas até 6 de junho e podem ser feitas online na Plataforma de Editais da Fundação Itaú. O edital está acessível a uma ampla gama de participantes, incluindo professores, coordenadores, gestores de escolas públicas, além de organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa, universidades e estudantes de graduação e licenciatura.

Modalidades de Financiamento

Existem duas modalidades disponíveis:

– Reconhecimento: Esta categoria é destinada a projetos que já implementam práticas de letramento matemático na pré-escola, com prêmios de até R$ 10 mil. O foco é inspirar novas iniciativas na educação infantil, com a inclusão dos projetos selecionados em uma coletânea e em trilhas formativas da Escola da Fundação Itaú.

– Fomento: Voltada para novas propostas ou pesquisas colaborativas com instituições de educação infantil, nesta modalidade, os projetos podem receber até R$ 80 mil. As propostas devem ser concluídas até julho de 2026 e terão acompanhamento técnico do Itaú Social.

Critérios de Avaliação

Os projetos inscritos serão avaliados segundo critérios que incluem inovação, eficácia na promoção da aprendizagem e alinhamento com os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Itaú Social priorizará iniciativas com impacto pedagógico e potencial para transformar o ensino de matemática.

Resultados

Os resultados do edital serão divulgados em setembro na Plataforma de Editais da Fundação Itaú, permitindo que os selecionados iniciem seus projetos e contribuam para a melhoria do ensino de matemática na pré-escola.

Desafios do Ensino de Matemática

No Brasil, o aprendizado em matemática enfrenta desafios significativos. Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) revelam que apenas 27% dos alunos brasileiros alcançam o nível 2 de proficiência em matemática, comparado à média de 69% dos países da OCDE. Além disso, apenas 1% dos estudantes chega aos níveis mais altos de proficiência.

Estudos indicam que as dificuldades em matemática começam nos primeiros anos de escolaridade. A pré-escola, destinada a crianças de 4 e 5 anos, é fundamental para o desenvolvimento integral, proporcionando as primeiras experiências com conceitos matemáticos essenciais, como contagem, comparação de quantidades e reconhecimento de formas geométricas, conforme estipulado pela BNCC.


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