O Brasil vai sediar a COP 30 ( Conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima ) e a Prefeitura de Vitória já aposta na educação ambiental que está inserida nas escolas do município através dos professores , visando uma construção de valores sociais , conhecimentos e habilidades de preservação.
A Prefeitura de Vitória por meio da SEME ( Secretaria Municipal de Educação ) em parceria com a SEMMAM ( Secretaria Municipal de Meio Ambiente) realizou uma formação maravilhosa para 60 professores conectando a educação, o meio ambiente, a historicidade local e a cidadania .
Quando o profissional da Educação passa por experiências associadas a preservação ambiental e a memória cultural do território que atuam , eles ampliam suas ferramentas Pedagógicas e quem sai ganhando é o aluno.
Esse conhecimento adquirido na formação é fortalecido e compartilhado na escola . Vitória é uma cidade ( capital ) que tem a vivência da extração do barro que é utilizado na fabricação das panelas de barro . Com isso os educadores tornam se multiplicadores da ideia de preservar o espaço que ocupam e ao mesmo tempo cobram a valorização do conhecimento firmado pela nossa ancestralidade . Assim também é feito entre os povos das florestas na região Norte do país onde vai acontecer a COP 30.
A educação ambiental sempre fará parte dos saberes formais e informais do capixaba , trazendo reflexões sobre os vinculos profundos entre os ecossistemas locais e a história das comunidades tradicionais .
O Parque Natural Municipal Vale do Mulembà na cidade de Vitória foi escolhido pela Prefeitura como área de aprendizagem para os 60 professores , por que reunia natureza , cultura local e ancestralidade num só lugar. Com certeza o resultado dessa iniciativa será muito positivo para a educação pública da capital.