As pessoas que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 negado têm até as 23h59 de hoje para interpor recurso. O mesmo prazo se aplica aos candidatos que não justificaram a ausência nas provas do Enem de 2024.
Interposição de recursos
Os recursos referentes à isenção da taxa de inscrição e à solicitação de justificativa de ausência devem ser apresentados exclusivamente na Página do Participante do Enem. O resultado provisório das isenções e justificativas foi divulgado na última segunda-feira.
Como formular o recurso
Para solicitar o recurso, é necessário enviar nova documentação. Todos os documentos devem incluir o nome completo do solicitante e devem estar datados e assinados. É importante que os arquivos sejam encaminhados em formatos como PDF, PNG ou JPG, com um limite máximo de 2 megabytes. Documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis não serão aceitos.
No caso da isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025, a nova documentação deve comprovar uma das seguintes situações:
– Estar matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública em 2025.
– Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
– Encontrar-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar de até três salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo.
– Ser participante do Programa Federal Pé-de-Meia.
Resultados do recurso
Os resultados finais dos recursos serão divulgados na próxima terça-feira. Os candidatos que tiverem seus pedidos negados devem se preparar para pagar a taxa de inscrição para o exame de 2025 entre 26 de maio e 6 de junho. As provas estão programadas para os dias 9 e 16 de novembro.