ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

quinta-feira, 3 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Mato Grosso registra foco de gripe aviária em aves domésticas

Mato Grosso confirmou a presença do vírus da gripe aviária em aves domésticas, especificamente em uma propriedade de subsistência no município de Campinápolis. Este é o quarto foco da doença registrado no Brasil, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Interdição da propriedade

Após a detecção do vírus influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no dia 7 de junho, o Serviço Veterinário Oficial atuou rapidamente, interditando a propriedade e coletando amostras para análise laboratorial, que resultaram positivas para a doença.

Medidas de erradicação e vigilância

Em resposta ao foco identificado, medidas de erradicação e vigilância foram iniciadas no dia 8 de julho, estabelecendo um raio de 10 quilômetros ao redor do foco. Importante ressaltar que, nessa área, não existem estabelecimentos avícolas comerciais.

Segurança na exportação e consumo

A ocorrência desse foco em aves de subsistência não impacta o comércio internacional de produtos avícolas do Brasil. Tanto o consumo quanto a exportação de produtos avícolas permanecem seguros. Além disso, essa confirmação não altera o período de 28 dias de vazio sanitário estabelecido após a desinfecção da área em Montenegro (RS), onde também foi relatado um foco de gripe aviária em aves comerciais.

Estas decisões refletem a eficácia do sistema sanitário e das ações de monitoramento para garantir a segurança da avicultura no Brasil.


Ultimos acontecimentos

Leia Também