A largada foi às 6h30 em frente à sede da Ales, na Enseada do Suá, em Vitória, retornando ao mesmo ponto de partida. Segundo os organizadores, mais de 2 000 inscritos se fizeram presentes — superando as expectativas iniciais de adesão.
Um evento que une esporte, celebração e solidariedade
Para o presidente Marcelo Santos, o evento vai além da corrida: “é uma forma de deixar marcada a história da Ales, que caminha para os dois séculos de existência. Com a corrida temos a oportunidade de celebrar ao lado da população capixaba, incentivando a prática do esporte e a busca por uma melhor qualidade de vida”.
Organização e clima
A organização foi comandada pela Ales, com patrocínio master da Secretaria de Esportes e Lazer do Espírito Santo (Sesport) via Lei de Incentivo ao Esporte Capixaba. O clima de sábado já deixava perceber o entusiasmo: retirada de kits, confraternização entre participantes e expectativa pelo percurso pela orla de Vitória contribuíram para uma manhã animada que ao final teve um pagodinho para fechar com chave de ouro.
Resultados & impacto
Todos os participantes que completaram o percurso receberam medalhas; os três primeiros colocados em cada categoria (masculino e feminino) foram premiados com troféus entregues pelo presidente da casa Marcelo Santos.

Mais importante, o impacto social foi visível a arrecadação e entrega das doações previstas sinalizam que o evento é mais do que esporte: é cidadania. A Corrida da Cidadania reafirma o compromisso da Ales com a saúde, inclusão e bem-estar dos capixabas.
Próximos passos
Com o êxito da edição de estreia, a expectativa é que o evento se torne uma tradição anual no Estado. Em suas palavras iniciais, Marcelo Santos já antecipou que a corrida “faz parte da comemoração dos 190 anos da Assembleia Legislativa … dessa Casa que representa a sociedade” e prometeu que ano que vem terá outra SIM!

Pontuou ainda que para futuras edições, a ideia é ampliar ainda mais a participação popular, envolver mais categorias e, possivelmente, consolidar a prova como marco esportivo-social em Vitória.


