ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

quinta-feira, 3 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

quinta-feira, 3 de julho de 2025

Governador do ES cria agência para atração de investimentos

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou a criação do Invest-ES, uma nova agência projetada para atrair investimentos externos ao estado. O anúncio, feito durante sua missão oficial nos Estados Unidos, ocorrerá no evento Brazilian Regional Markets (BRM), que acontece hoje no Harvard Club de Nova York, promovido pela Apex Partners e EQI Investimentos.

Atração de Investimentos Externos

O Invest-ES tem como objetivo fortalecer a presença do Espírito Santo no mercado de investimentos. “Estamos criando o Investe Espírito Santo, uma estrutura para atrair mais investimentos externos, semelhante a outras agências em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo”, afirmou Casagrande.

Formalização da Agência

A formalização do Invest-ES será realizada por meio de um projeto de lei que será enviado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) em breve. A agência será estruturada como uma sociedade de propósito específico ligada à Secretaria de Desenvolvimento do estado.

Facilitador de Negócios

Inspirado em modelos bem-sucedidos de outros estados, o Invest-ES atuará como um facilitador para investidores em busca de oportunidades no Espírito Santo. Sergio Vidigal, secretário de Estado de Desenvolvimento e parte da comitiva na missão, destacou que a criação dessa agência é um passo importante para aumentar a competitividade do estado diante de cenários nacional e internacional.

Estrutura e Governança

O Invest-ES será uma agência moderna, com governança qualificada e foco em resultados. “O Invest nasce com a missão de ser um elo entre o investidor e as soluções disponíveis em nosso estado”, ressaltou Vidigal. O contrato de gestão da agência terá a duração de quatro anos e será supervisionado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES).

O escritório contará com um conselho deliberativo composto por cinco membros remunerados e uma diretoria selecionada com base em critérios técnicos. O orçamento anual será estabelecido em lei, alinhando-se a práticas de outras agências estaduais.

Com a implementação do Invest-ES, o Espírito Santo espera atrair investimentos que promovam a geração de empregos, renda e desenvolvimento sustentável, posicionando-se de forma competitiva no cenário econômico.


Ultimos acontecimentos

Leia Também