ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
spot_img

Detento que participou da chacina de Vila Valério foge de presídio no Espírito Santo

Na madrugada desta segunda-feira (1º), três presos escaparam da Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM), no Norte do Espírito Santo, entre eles um detento que havia confessado participação na chacina de 2022 em Vila Valério.

Quem são os foragidos

  • Yantia de Carvalho Lourenço — preso em março de 2022, confessou participação na chacina e em outros crimes graves.  
  • Israel Silva Oliveira Batista — preso em abril de 2023.  
  • Ricardo Pio Monteiro — preso em maio de 2023.  

Os três danificaram grades das celas, tiveram acesso ao alambrado e fugiram da unidade prisional. A fuga foi confirmada pela Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo (Sejus). 

A chacina de 2022 em Vila Valério

O detento Yantia havia confessado participação numa corrida de crimes, entre eles a chacina ocorrida em 24 de fevereiro de 2022, na localidade de Córrego Flor de Maio, em Vila Valério — quando quatro membros da mesma família foram assassinados. As mortes foram atribuídas a disputas relacionadas ao tráfico de drogas e à atuação da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). 

Reação das autoridades

A Sejus informou que registrou ocorrência com a Polícia Civil do Espírito Santo e instaurou um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar possíveis falhas operacionais na prisão. 

Além disso, o Serviço de Inteligência Penitenciária e a Polícia Penal estão mobilizados, em conjunto com a polícia, para localizar e recapturar os fugitivos. O Judiciário já foi comunicado. 

Contexto e histórico

A fuga ocorre pouco tempo após outra fuga inusitada na região: na semana passada, um preso da unidade semiaberta ligada à penitenciária foi capturado utilizando um trator para escapar. 

O episódio reacende o alerta sobre a fragilidade da segurança em unidades prisionais do Estado e sobre os riscos representados por presos condenados por crimes graves e com histórico de confissão.

spot_img

Ultimos acontecimentos

Leia Também

spot_img