O Sindicato da Educação Pública do Espírito Santo promove a 37°edição do seu congresso estadual no Centro de Convenções de Vitória nos dia 27 e 28 de novembro.
Será um palco de um grande encontro em defesa da educação pública.
Com o tema ” Brasil democrático, Sustentável e Soberano ” , o congresso fará uma homenagem especial a professora e parlamentar Myrthes Bevilacqua que deixou legado na educação capixaba .
É um direito do trabalhador da educação que seja filiado e um dever da escola se organizar para a ausência desse profissional por dois dias .
A maioria dos municípios não colocam barreiras para liberarem seus servidores , porém em cidades como Vila Velha há rumores de que os professores terão que repor os dias do congresso num sábado.
A data do congresso dos profissionais da Educação geralmente está incluída no calendário escolar de toda a rede municipal de ensino. Mas as dificuldades aparecem de acordo com cada gestão.
Há maioria dos professores da grande Vitória estarão no Congresso, além de servidores aposentados e convidados para as palestras.
O encerramento conta com uma festa de confraternização que possui ingressos disputados. O sindiupes tem fama de promover cerimônias alegres e com fartura .
Durante os dois dias haverão debates , fortalecimento da luta pela educação pública de qualidade e entretenimento dos servidores. Formações e homenagens também estão previstas para o Congresso.
A Educação é sempre um investimento. Jamais pode ser considerada um gasto. Pois somente com professores atualizados de suas funções é possível conseguir um retorno favorável à sociedade como um todo .


