- Cinco dos radares terão limite de velocidade de 60 km/h; um continuará com limite de 40 km/h.
- Originalmente, na implantação dos equipamentos, havia outros limites (entre 40 km/h, 50 km/h e 60 km/h).
- Até então, a fiscalização estava suspensa desde outubro, depois que quase 10 mil multas foram aplicadas num mês.
Histórico recente
- Os radares começaram a operar em caráter efetivo entre 10 de setembro e 21 de outubro de 2025.
- Nessa fase inicial, por cerca de 40 dias, passaram pelos equipamentos cerca de 3,6 milhões de veículos. Houve aproximadamente 16 mil autuações, o que corresponde a apenas 0,4% dos condutores — a maioria por excesso de velocidade ou avanço de sinal vermelho.
- Segundo a prefeitura, antes da instalação dos radares, a média nos trechos monitorados era de um acidente por dia; nesse período sem vítimas, não foi registrado nenhum acidente com vítimas em locais com radar.
Objetivo da medida
A justificativa da administração municipal é que os radares atuam em vias de grande fluxo e com histórico de acidentes, visando ordenar o trânsito, garantir a segurança e preservar vidas.
Com uma frota que ultrapassa a de quase 300 mil veículos circulando diariamente na cidade, a fiscalização eletrônica é vista como fundamental.
Infrações e penalidades
As penalidades variam conforme o tipo da infração:
- Excesso de velocidade até 20% acima do limite: infração média, multa de R$ 130,16 + 4 pontos na CNH.
- Entre 20% e 50%: infração grave, multa de R$ 195,23 + 5 pontos.
- Quando a velocidade ultrapassa em mais de 50% o limite: infração gravíssima (x3) — multa de R$ 880,41 + 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir.
- Avanço de sinal vermelho: infração gravíssima — multa de R$ 293,47 + 7 pontos.
- Parada sobre faixa de pedestres: infração média — multa de R$ 130,16 + 4 pontos.
O que muda na prática para motoristas e pedestres
Com os radares voltando a multar, motoristas devem redobrar a atenção aos limites de velocidade e respeito à sinalização — especialmente nos seis trechos monitorados. A medida visa reduzir os riscos em vias consideradas perigosas pela administração municipal.
Para pedestres e demais usuários do trânsito, a reativação da fiscalização representa um passo importante para aumentar a segurança — especialmente se os radares tiverem o efeito desejado: reduzir acidentes e exigir mais atenção dos condutores. A experiência inicial (sem registro de acidentes com vítimas durante o teste) mostra que o controle eletrônico pode ser eficaz quando bem implementado.


