ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 14 de julho de 2025

Reajuste da tarifa do gás canalizado no Espírito Santo

A Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) anunciou um aumento nas tarifas do gás natural canalizado, que começou a ser aplicado em 1º de maio de 2025. O reajuste tarifário foi realizado após uma análise técnica que considerou os contratos existentes da ES Gás, responsável pela compra de gás de diversos fornecedores, como Petrobras, GALP, 3R, Shell e Origem Energia, além do transporte com a TAG.

Aspectos do Reajuste

A diretora de Gás Canalizado e Energia da ARSP, Débora Niero, afirmou que o cálculo do reajuste leva em conta o preço médio dos fornecedores e utiliza um mecanismo denominado “Conta Gráfica”. Este mecanismo ajusta as diferenças entre os preços praticados e os que realmente devem ser cobrados. As tabelas com os novos valores, que não incluem tributos, podem ser consultadas no site da ARSP.

Mudanças nas Tarifas

O aumento médio para os segmentos não termoelétricos é de 6,85%, resultando em um valor de R$ 2,7023 por metro cúbico. Esse valor inclui o preço da molécula do gás, do transporte, a parcela de recuperação e a margem de distribuição. O preço médio do gás subiu 7,77%, alcançando R$ 2,4022 por metro cúbico, em decorrência de alterações contratuais.

Reajuste no Segmento Termoelétrico

Em maio, também será implementado um reajuste tarifário no segmento termoelétrico, que terá um aumento de 8,57%. Esse cálculo foi fundamentado na variação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI).

Frequência dos Reajustes

O reajuste aplicado pela ES Gás, parte do Grupo Energisa, ocorre a cada três meses para os segmentos não termoelétricos. As variações são baseadas em fatores como preço do petróleo, câmbio e volume contratado, seguindo a Resolução ARSP N° 061/2023. O último reajuste significativo ocorreu em fevereiro de 2025, quando as tarifas registraram uma queda de 7,49%, evidenciando a volatilidade do mercado.


Ultimos acontecimentos

Leia Também