ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Vídeo: usuário mostra ferrugem e falhas em estrutura da Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte

Vídeo gravado no último domingo (14) mostra grampos soltos e sinais de ferrugem na via exclusiva para ciclistas e pedestres, inaugurada em agosto de 2023

Um ciclista que utiliza a Ciclovia da Vida, na Terceira Ponte — estrutura que liga Vitória a Vila Velha — denunciou em vídeo, no último domingo (14), falhas na manutenção da via. Nas imagens, ele mostra partes metálicas com sinais de ferrugem, pontos de solda comprometidos e grampos de fixação soltos em alguns trechos da grade de proteção.

Inaugurada em agosto de 2023, a ciclovia tem pouco mais de dois anos e foi anunciada como uma obra moderna voltada à mobilidade ativa na Grande Vitória. No entanto, as imagens levantaram preocupações sobre a durabilidade e segurança da estrutura.

Repercussão nas redes sociais

Após a publicação do vídeo nas redes sociais, o caso repercutiu rapidamente. Diversos internautas relataram já ter percebido problemas semelhantes durante o uso da ciclovia. Veja o vídeo.

YouTube:

“Eu pedalo ali quase todo dia e já vi vários pontos com ferrugem e peças soltas”, comentou um dos usuários. Outros ciclistas também relataram situações semelhantes nos comentários.

O que diz a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que a situação está sendo monitorada. Segundo o órgão, já houve alinhamento com a equipe de projetistas e com a empresa responsável pela obra para que sejam feitas as correções necessárias.

“A ocorrência de pontos como esses é esperada em obras de arte especial, como a Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida, devido à complexidade, grande dimensão, presença de juntas de dilatação e outras características estruturais”, disse a Semobi.

Sem risco à estrutura, afirma secretaria

Ainda de acordo com a pasta, não há qualquer comprometimento da estrutura da ciclovia ou risco à sua estabilidade. A Semobi afirma que a empresa contratada acompanha o comportamento da infraestrutura e realiza ajustes sempre que necessário. Os ciclistas, segundo o órgão, podem continuar utilizando a via com segurança.

Até o fechamento desta reportagem, no entanto, não foi divulgada uma data para a realização da manutenção nos pontos destacados no vídeo.

Ivan Arpini
Ivan Arpini
Advogado/ servidor público estadual.

Ultimos acontecimentos

Leia Também