ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

Thursday, 9 de October de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

Thursday, 9 de October de 2025

Polícia Militar apreende drogas, munições e aves silvestres em operação no bairro Ayrton Senna, em São Mateus

Operação resultou na prisão de um casal e na apreensão de drogas, armas e animais silvestres

Na tarde desta última segunda-feira (25), uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de 66 tabletes de maconha, munições de calibre restrito e 14 aves silvestres mantidas em cativeiro irregular, no bairro Ayrton Senna, em São Mateus, norte do Espírito Santo. Um homem de 28 anos e uma mulher de 18 foram detidos durante a ação.

A operação teve início após a Divisão de Inteligência da Polícia Penal repassar informações sobre a venda e distribuição de drogas em uma residência da região. Diante da denúncia, equipes da PM intensificaram o patrulhamento e identificaram o imóvel suspeito, onde encontraram o portão entreaberto e diversas gaiolas com coleiros sem anilhas, o que caracteriza crime ambiental.

Tentativa de fuga e flagrante

Ao perceber a presença dos policiais, um homem que estava na casa tentou fugir pelos fundos, mas foi alcançado e detido. Dentro da residência, os militares localizaram mais gaiolas com pássaros silvestres e, sobre a estante da sala, 40 munições de calibre 9mm. No mesmo momento, uma mulher tentou se esconder em um dos quartos, mas também foi contida.

Durante buscas no imóvel, os policiais encontraram, sobre uma geladeira, um tablete de maconha. Ao abrir o eletrodoméstico, localizaram mais 65 tabletes da droga, totalizando aproximadamente 43 quilos, além de um tablete e quatro porções menores de cocaína, duas balanças de precisão e uma faca utilizada no fracionamento dos entorpecentes. Em outra geladeira, na cozinha, foram encontradas porções adicionais de maconha embaladas em sacolas.

Foto: Divulgação-Polícia Militar.

Versões contraditórias

Em depoimento, o homem afirmou que não residia no local e que havia ido até a casa apenas para buscar drogas. Já a mulher declarou que o quarto onde estavam os entorpecentes era utilizado pelo homem, que morava no imóvel havia algumas semanas. Segundo ela, apenas o companheiro e o homem sabiam do conteúdo guardado no cômodo. No entanto, os policiais destacaram que a porta do quarto estava aberta e que qualquer pessoa teria acesso visual aos materiais armazenados ali.

Encaminhamento

O casal foi encaminhado à Delegacia Regional de São Mateus, onde o caso segue sob investigação. Já as 14 aves apreendidas foram entregues ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo resgate e cuidado dos animais silvestres.

A ação é mais uma etapa no combate ao tráfico de drogas e aos crimes ambientais na região.

Ivan Arpini
Ivan Arpini
Advogado/ servidor público estadual.

Ultimos acontecimentos

Leia Também