ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

domingo, 27 de julho de 2025

ACONTECENDO NO ESPÍRITO SANTO

domingo, 27 de julho de 2025

Ruínas de igreja do século xvii passam por investigação arqueológica

Estudo arqueológico revela segredos do passado e planeja novas etapas para restaurar um dos mais antigos símbolos de Guarapari.

Um estudo arqueológico está em curso nas ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, situada no centro de Guarapari. Esse trabalho visa desenterrar estruturas e vestígios que possam auxiliar na reconstrução histórica deste templo do século XVII, além de fundamentar futuras ações de conservação.

Processo de Investigação Arqueológica

O arqueólogo Rafael Borges explicou as etapas envolvidas na pesquisa. “Continuamos a localizar materiais arqueológicos no local. A análise em relação à profundidade, tempo histórico e características dos itens encontrados nos permite contar a história dessa área e direcionar futuras ações de restauração. Após a coleta, os materiais são limpos, catalogados e preservados, e então encaminhados para uma instituição responsável por sua guarda”, disse Rafael Borges.

Importância do Projeto de Restauração

A investigação está sendo conduzida com rigor técnico e seguindo normas legais e históricas adequadas. O projeto visa a preparação de um futuro plano de restauração para a igreja, um dos mais antigos símbolos da formação urbana e religiosa de Guarapari.

pesquisa arq. igreja 3 min

Esse projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Guarapari, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com o secretário Peterson Castro, a iniciativa marca um progresso significativo na valorização do patrimônio histórico da cidade. “O projeto de prospecção arqueológica nas ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição representa um marco para a história e cultura local. Ele nos proporciona acesso a informações importantes sobre o passado e ajuda a compor um projeto sério de restauração”, afirmou.

Abordagem Ampla de Preservação

Além disso, Peterson revelou que outros patrimônios históricos de Guarapari também serão abrangidos por esse esforço de restauração. “A Casa da Cultura e o Poço dos Jesuítas estão em nossos planos de preservação, demonstrando nosso compromisso com a herança cultural da cidade”, destacou o secretário. A vistoria foi acompanhada por Genival Cavalcanti, subsecretário de Cultura, e Wilcler Carvalho Lopes, secretário de Comunicação Social. Genival ressaltou a importância do resgate histórico na formação da identidade local.

“Preservar é também uma forma de valorizar nossa história e refletir sobre as raízes que moldaram nossa cidade. Este passo é fundamental para devolver a este espaço sua importância cultural, permitindo que as futuras gerações conheçam e se orgulhem deste patrimônio”, afirmou.

Ultimos acontecimentos

Leia Também