Operação ‘Bandido Não Se Cria’ destaca o papel da perícia em celulares na prisão de suspeitos no norte do Espírito Santo
A utilização de tecnologias avançadas na luta contra o crime tem se mostrado fundamental no Espírito Santo, especialmente na análise de dados pela Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES). Na Região Norte do estado, a Operação ‘Bandido Não Se Cria’ resultou na prisão de 36 indivíduos, com o apoio decisivo dos peritos do Departamento de Perícia em Eletrônicos (DEPE).
Em agosto de 2024, a Delegacia de Polícia de Rio Bananal enviou um telefone celular para análise, com o objetivo de verificar a possível ligação com o tráfico de drogas. A equipe do DEPE realizou a extração e análise de 32 gigabytes de dados contidos no aparelho, que foi fundamental para avançar nas investigações.
Após a primeira análise, outros dois celulares também foram periciados, totalizando 54 gigabytes de informações obtidas por técnicas forenses sofisticadas. Esses dados ajudaram a Polícia Civil a mapear as comunicações e conexões entre suspeitos, apontando para uma organização criminosa atuante na região Norte.
Ao final, 37 pessoas foram presas, sendo 17 durante as investigações, 18 na última quarta-feira (11) e duas posteriormente. Segundo o perito-geral oficial, Carlos Alberto Dalcin, a atuação dos peritos garante a integridade das informações e a conformidade com os protocolos legais, fortalecendo as provas que sustentam o processo penal.
O delegado Fabricio Lucindo, responsável pela investigação, agradeceu o esforço da equipe do DEPE, ressaltando que sem o uso de equipamentos modernos e inteligência pericial, o sucesso da operação seria limitado. Ele destacou que, até então, foram indiciados 49 indivíduos, com realização de buscas, apreensões domiciliares e várias prisões.
Os resultados demonstram a importância do trabalho técnico do Departamento de Perícia em Eletrônicos, que tem colaborado com o Ministério Público, o Judiciário e a Polícia Civil na promoção da segurança e da pacificação social.
Assessoria de Comunicação da Polícia Científica (Ascom/PCIES)
Comunicação Interna – Michelle Caloni – (27) 99849-7986 / (27) 31986024
Informações à Imprensa:
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)
Olga Samara / Matheus Foletto – (27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693