A crise na educação pública no Brasil está multifacetada, envolvendo questões como infraestrutura inadequada, desigualdade digital, desvalorização dos profissionais da educação e falta de investimentos adequados. Além disso, a violência e a precarização das condições de trabalho também afetam o ambiente escolar , impactando professores e alunos .
A maioria das escolas brasileiras não possuem bibliotecas, quadras esportivas e espaços de planejamento pedagógico . A faltado acesso a tecnologia e equipamentos adequados bem como a infraestrutura precária das escolas , dificulta o aprendizado e a participação efetiva dos alunos.
A baixa remuneração dos funcionários e a falta de condições de trabalho adequadas nas escolas tem afastado profissionas da educação, resultando em um apagão de professores e impactando a qualidade de ensino. A greve docente na educação básica pelo país é um reflexo disso tudo.
O mal uso dos recursos financeiros que são destinados para a educação pública impede a compra de materiais didáticos e a implementação de projetos pedagógicos .
A violência física e verbal nas escolas bem como a precarização das condições de trabalho , geram um ambiente hostil para alunos e professores afetando a aprendizagem e o bem estar .
A crise na educação pública afeta diretamente o desempenho dos alunos com dificuldades na aprendizagem, altas taxas de evasão escolar e dificuldades de acesso ao ensino superior.
A crise na educação pública compromete o futuro dos jovens, limitando suas oportunidades de desenvolvimento profissional e social. Aos professores é necessário ofertar salários justos e formação continuada. Garantir acesso a tecnologia e a internet, além de abrir espacos de fomento a leitura ( mais bibliotecas) e criar um ambiente escolar seguro e acolhedor , livre de violência e discriminação.
Por fim e não menos importante, fortalecer a gestão educacional, buscando a participação da comunidade escolar na tomada de decisões e na implementação de políticas públicas. A greve dos professores pelo país tb é sobre isso …