Lula participa da cúpula do G7 sobre segurança energética no Canadá
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou nesta segunda-feira (16) para o Canadá, onde participará da 51ª Cúpula do G7 na cidade de Kananaskis, província de Alberta. O encontro acontece nesta terça-feira (17) e reúne as principais nações industrializadas do mundo.
Antes de embarcar, Lula anunciou em suas redes sociais: “A convite do Primeiro-Ministro canadense, Mark Carney, embarco nesta manhã para o Canadá. Lá, irei representar o Brasil na sessão ampliada da Cúpula do G7, que ocorre amanhã”.
Foco na Segurança Energética
O tema principal dos debates entre os países do G7 e convidados, como o Brasil, será a segurança energética. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, as discussões irão abordar tecnologia, inovação, diversificação de cadeias produtivas de minerais críticos, infraestrutura e investimentos.
De acordo com o embaixador Mauricio Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, a reunião também servirá para discutir temas que serão destaque na COP30, em Belém, Pará, em novembro.
“A participação do presidente Lula será uma oportunidade para falar sobre a organização da COP-30 e convidar outros países a participarem do evento”, afirmou o diplomata.
O líder brasileiro deverá enfatizar que o tema da segurança energética está alinhado às questões que estarão em pauta na conferência climática internacional.
Participação em Grupo Ampliado e Reuniões Bilaterais
O Brasil fará parte da sessão ampliada do G7, junto de países convidados como África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Índia e México. A cúpula principal conta com Estados Unidos, Itália, França, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha.
Lula foi convidado pelo primeiro-ministro canadense, Mark Carney, na quarta-feira (11). Está prevista uma reunião bilateral entre os dois líderes no dia 17.
* Atualização em 16/06 às 09h50 com detalhes sobre o embarque.